O Karaté Vimaranense vive dias de grande prestigio internacional

FILIPE FERREIRA Licenciado em Educação Física e Desporto 5º Dan de Karaté Wado Ryu

FILIPE-FERREIRA

por Filipe Ferreira

Licenciado em Educação Física e Desporto 5º Dan de Karaté Wado Ryu

O desporto é um veículo privilegiado para disseminar a história e cultura de um povo. Sendo Guimarães uma terra de gente orgulhosa dos seus feitos, deverá por isso gostar de saber que uma atleta Vimaranense conseguiu uma conquista inédita para o Norte de Portugal, a medalha de Prata no Campeonato Europeu de Karaté. A atleta da AJKP Flávia Ribeiro sagrou-se ainda esta época, Bi-Campeã Nacional de Séniores e Campeã Nacional de Sub-21.

Em reconhecimento deste grande feito, a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um Voto de Louvor em assembleia geral à atleta.

Estes resultados colocaram Guimarães no centro deste desporto ao nível nacional e internacional. Para os mais desatentos os bons resultados têm aparecido com frequência ao longo de 10 anos em Guimarães, com a obtenção de vários títulos de campeões nacionais, em individual e em equipa. Quatro atletas da AJKP já foram considerados pelo Júri da Gala do Desporto de Guimarães, Atletas do Ano (uma grande iniciativa por parte da Câmara Municipal). Estes resultados são fruto de um trabalho de grande qualidade técnica por parte dos instrutores e dirigentes desta organização, que têm sabido realizar parcerias de forma a poder formar atletas de topo nacional, e agora também internacional, ao longo dos seus 10 anos de existência.

A Associação Juvenil de Karaté Portugal nasceu em 2006 no Centro Social de Vila Nova de Sande, pelas mãos de um pequeno grupo de praticantes. Hoje esta associação composta por dois núcleos nas cidades de Guimarães e Braga, conta com mais de 500 praticantes inscritos na Federação Portuguesa de Karaté. O clube de Karaté Centro Social de Brito tem sido a referência na representação da vertente de competição em Guimarães.

Com dez clubes de Karaté na nossa cidade, a AJKP desenvolve um trabalho de formação destinado a praticantes dos 3 aos 14 anos, e de especialização orientada para uma faixa etária dos 14 aos 65. É realmente gratificante conseguir estes resultados desportivos para Guimarães, quando ao nível Europeu nos defrontamos com equipas altamente profissionalizadas, com meios físicos e financeiros que nós não possuímos. Temos de nos bater com paixão por este desporto e pela nossa cidade, pela nossa associação e clube. O nosso desejo, ambição e garra é que fazem a diferença.

É de igual modo gratificante ver crianças, adolescentes e adultos a treinar Karaté em Guimarães, felizes e com valores. O conceito de treino assenta no desenvolvimento através da superação das várias dimensões do ser humano, no plano físico, mental e espiritual.

Com a entrada do Karaté para os Jogos Olímpicos será necessário investir nos atletas para poderem disputar o ranking mundial, que permitirá somente 8 por categoria, estarem presentes em Tokyo 2020. Em Guimarães temos a massa crítica e com envolvimento das instituições responsáveis, poderemos sonhar alto.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES