“A UNIÃO FAZ A FORÇA”

por Paulo Abreu

Presidente da União de Freguesias Candoso Santiago e Mascotelos de 2016 a 2017.

Sentimos-mos orgulhosos quando nos encontramos num grande projeto, mas também uma enorme responsabilidade por ter de corresponder a uma União de Freguesias, através de uma política de proximidade: estar com as pessoas, trabalhar para elas, para o seu melhor bem-estar, para o seu desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo.

As pessoas, as instituições e associações, precisam de uma União de Freguesias que possua uma equipa com sensibilidade social, empenho, competência, seriedade, dinamismo e consistência, por isso, propusemo-nos implementar um programa solidário de apoio às famílias, nas áreas da ação social, saúde, educação, ambiente, mobilidade, cultura, turismo, desporto, segurança e inserção social.

Programa esse já iniciado e já existente noutras freguesias, o projeto das chamadas “Brigadas Verdes”. A intenção passa por sensibilizar toda a população, nas diversas áreas, anteriormente referidas, mas essencialmente em todas as questões que envolvem o meio ambiente, como por exemplo: a preservação/limpeza das nossas florestas. Mas também, e não menos essencial a questão dos idosos, jovens e crianças. Cada vez mais, é necessário apoiar, ajudar e evitar a exclusão social dos idosos, sinalizando-os e reencaminha-los para as instituições competentes. Os jovens e crianças, criando condições para apoia-los e encaminha-los na longa estrada da vida, em termos educacionais.

Para tal, os pilares da nossa ação, com rigor e transparência em todo o exercício das atividades da União das Freguesias, serão uma gestão participada, para a qual implementaremos um Orçamento Participativo, aleado a uma correta prestação de contas, o trabalho em parceria, muito do qual passará pela dinamização da Comissão Social de Freguesia, das Associações da União das Freguesias, tais como, o Corpo Nacional de Escutas de Mascotelos e sua Associação de Pais, a FNA de Mascotelos (Fraternidade Nuno Álvares), o Clube de Futebol Candoso Santiago e Mascotelos, associação: Gomos da Tangerina-comunidade de aprendizagem, a IPSS-centro Social de Mascotelos e também da Associação de Paraquedistas de Guimarães.

Hoje, é visível para todo o nosso Município, que, sem o apoio incondicional, logístico, financeiro, por parte do Município de Guimarães, liderada de forma exemplar pelo Sr. Presidente da Câmara, não seria possível a obtenção de grandes obras. Na nossa União de freguesias, referimos o alargamento do cemitério de Mascotelos (uma realidade presa por pequenos pormenores), as obras de reparação e manutenção da capela mortuária de Candoso Santiago, o alargamento a muito curto prazo da Estrada 577 (junto a igreja de Sto Amaro), a beneficiação da rua de S. Tiago, a implementação do relvado sintético no nosso campo de jogos desportivos complementado com jardim e parque de lazer, o apoio para muito breve logisticamente e financeiramente do projeto da sede dos nossos escuteiros e outras obras pequenas mas não menos importantes

Todos conhecemos em particular, as dificuldades que o país atravessa, afetando os concelhos e por inerência as freguesias, principalmente as Uniões. Refiro uniões, porque, se a intenção era reduzir diversos custos, o que se veio a verificar foi um aumento significativo desses custos, a proximidade junto da população acabou por ser afetada, a área da nossa intervenção, geograficamente, aumentou imenso e para contra balancear, os apoios financeiros, são cada vez mais escassos.

Entendemos que num futuro próximo, a melhor solução passará por uma descentralização de poderes, da parte do poder central (Estado), aliado a um aumento significativo do apoio financeiro, para que as Uniões de Freguesias, que é o parente mas pobre e local próximo da população, possam desenvolver um trabalho, em todas as vertentes, necessário rigoroso e eficaz !

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?