ABAÇÃO E GÉMEOS: AO SERVIÇO DAS PESSOAS

por José Araújo

Quero iniciar este meu artigo de opinião, agradecendo ao Mais Guimarães por este espaço onde nós, presidentes de junta, podemos mostrar aquilo que se vai realizando nas nossas freguesias, bem como partilhar experiências, enriquecendo desta forma o nosso trabalho e valorizando as freguesias do nosso concelho.

Desde muito cedo que entrei no mundo da política. Este “bichinho” de querer ajudar a desenvolver social e economicamente a freguesia onde nasci – e de onde nunca saí – foi-me transmitido por familiares e desde sempre me acompanhou.
Fui, durante 12 anos, secretário da Junta de Freguesia de Abação e hoje sou presidente da União de Freguesias de Abação e Gémeos. Este é o meu primeiro mandato enquanto presidente e, olhando para trás, só posso fazer um balanço positivo.

Nos dias que correm, pertencer ao executivo, é um desafio diário, uma aprendizagem constante, uma enorme lição no que à gestão de recursos diz respeito. Apesar de Abação e Gémeos terem apresentado um considerável índice de desenvolvimento nos últimos anos, ainda há muito por fazer. É-me exigida eficácia para conseguir, com poucos recursos, fazer o máximo de coisas em prol da população e deste território.
Mais do que construções de edifícios e estradas, importa-me, bem como à minha equipa, apoiar a população da freguesia naquilo que ela mais necessita, promover o envelhecimento saudável e activo, atrair a fixação de jovens e empresas, trabalhar com as diversas associações e instituições locais, pois considero que só desta forma se consegue o desenvolvimento integral de Abação e Gémeos.

A maior aposta deste executivo é na área social.
Orgulho-me, por exemplo, em dizer que já tivemos uma animadora social a trabalhar a tempo inteiro na nossa freguesia, prestando todo o tipo de apoio que nos é possível à população mais vulnerável. Regozijo-me termos sido pioneiros em levar a nossa população para aulas de hidroginástica. Hoje, transportamos todos os dias 19 pessoas da freguesia para o Multiusos, onde praticam esta modalidade! Além disso, temos aulas semanais de Yoga e ginástica sénior, oferecidas pela União de Freguesias.
Quanto aos mais novos, no sentido de apoiar os pais e auxiliar os alunos na execução dos trabalhos de casa e na preparação para testes de avaliação, temos um espaço aberto dois dias por semana onde crianças e jovens têm acompanhamento nas tarefas acima referidas.
De resto, a União de Freguesias de Abação e Gémeos presta auxílio e tem uma estreita colaboração com a escola primária e com a escola do 2º e 3º ciclos da freguesia, ajudando a promover a educação das nossas crianças e jovens, preparando-os para um futuro que esperamos que seja promissor.
Dinamizar a sede de junta é outra das nossas missões que está a ser cumprida. Conseguimos alargar o horário de atendimento, que actualmente se realiza todos os dias das 9h30 às 17h30, temos o Espaço Cidadão, aulas de zumba, serviço de enfermagem gratuito. A sede da junta é ainda espaço para terapeutas da fala e psicólogos realizarem o seu trabalho junto das pessoas da nossa freguesia que necessitam desses serviços.
Embora exija maior dedicação e esforço pessoais, a área social é, de facto, aquela que nos é mais querida e cujos resultados nos deixam mais felizes.
Contudo, não esquecemos as construções e equipamentos necessários na freguesia. A maior obra deste mandato é a construção de uma casa mortuária em Gémeos. É uma obra que a freguesia vem sonhando e projectando há cerca de duas décadas e que hoje está no terreno. Não obstante o esforço do executivo para a tornar possível e real, esta obra só está a ser concretizada devido à ajuda da população e ao apoio prometido pela Câmara Municipal de Guimarães.
Em suma, entre reparações de ruas, limpeza de bermas, serviço social, apoio na educação, apoio às associações da freguesia, sinto-me um presidente feliz, realizado e, sobretudo, próximo da população. As pessoas e a política de proximidade são, sem dúvida, as minhas bandeiras.
Aproveito este espaço para agradecer à Câmara Municipal, à Assembleia de Freguesia, ao executivo e à população. Só com a união, diferenças e sugestões de todos é que conseguimos a harmonia e o crescimento.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?