ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA DE GANDARELA TRANSFERIDOS PARA CONDE

A vereadora da educação, Adelina Paula Pinto, confirmou ao Mais Guimarães que os estudantes vão ser transferidos no próximo ano letivo para a EB1 de Conde. Em causa está o encerramento de EB1 de Gandarela por falta de alunos.

Os alunos do 2.º, 3º. E 4.º da Escola Básica de Gandarela vão ser integrados para a Escola Básica de Conde a partir do próximo ano letivo de forma a ter turmas “limpas”, adiantou a vereadora. Esta será a única escola do concelho a encerrar portas no ano letivo que inicia em setembro. “É a única situação que estava pendente, mas está perfeitamente resolvida. Os pais compreenderam a situação, que vai possibilitar um bom funcionamento das turmas”, explicou a Adelina Paula Pinto.

A Escola Básica de Gandarela já não ia contar com novos alunos no próximo ano, pois só tem na sua unidade crianças do 2.º ao 4.º ano. Contactado pelo Mais Guimarães, o presidente da União das Freguesias de Conde e Gandarela, Manuel Fernandes, preferiu não dar parecer sobre esta situação, sem antes falar com os pais.

Em conversa com o Mais Guimarães, a vereadora da educação já tinha adiantado que Guimarães tem perdido cerca de mil crianças por ano, o que significa quase um agrupamento por ano. No entanto, Adelina Paula Pinto desdramatiza e fala em estabilidade.

“Acredito que ainda descer este ano e no próximo ano. Ao nível de nascimentos, os números mostram que estão a aumentar. Não vamos chegar aos números do século XX. Não vai ser fácil, por outras questões, nomeadamente de mudanças de paradigma, mudanças de perspetivas de vida, ou seja, está mais ligado à situação económica”, explicou Adelina Paula Pinto, acrescentado que “se mantivermos assim, estava mais ou menos controlado. Mas temos escolas de proximidade que nos oferecem um serviço de qualidade”.

Este paradigma tem acompanhado a tendência do país que perdeu mais de metade das escolas públicas nos últimos 15 anos, mostram as estatísticas do Ministério da Educação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?