ANTÓNIO RODRIGUES

Nome completo

António Jorge do Lago e Costa Rodrigues

Nascimento

03 de fevereiro de 1955

S. Martinho de Candoso

Profissão

Agente Comercial

É uma das poucas lendas vivas do automobilismo vimaranense e esteve à conversa com o Mais Guimarães para falar um pouco daquilo que gosta: automobilismo. O seu nome é António Rodrigues, um dos mais vitoriosos de sempre no desporto automóvel português.

Se filho de peixe sabe nadar, então António Rodrigues sabe conduzir. A vontade de colocar as mãos no volante apareceu logo aos dez anos, quando, sempre que tinha oportunidade, sentava-se no banco do carro do pai para conduzir. O gosto nasceu em criança, quando o pai, “um bom condutor”, lhe ensinou a “guiar”. António Rodrigues é o mais velho de cinco irmãos, em que quatro deles foram pilotos de automóveis. O Clã Rodrigues era formado por António, Carlos, Manuel e Paulo Rodrigues. António (ou Toni, como também é conhecido) foi o mais consagrado.

Depois de aprender a conduzir, faltava-lhe um carro para competir. Em 1977, com 22 anos, António Rodrigues treinava na estrada, em sítios sem movimento, com o Porsche “antiguinho” que comprou a um amigo e conseguiu adaptar. Com esta viatura participou pela primeira vez numa prova de competição, a Rampa da Falperra, e conquistou o seu primeiro troféu.

“Nem todos podemos ser músicos e nem todos podemos ser corredores de automóveis”.

Nascia uma mentalidade vencedora que o acompanhou ao longo dos 19 anos dedicados às corridas de automóveis e que foi exposta pela aptidão que possuía. “Aptidão para qualquer coisa toda a gente tem. Se vais a uma escola e vês 20 miúdos a jogar à bola, há um que se destaca dos outros. Portanto, a aptidão acontece em todos os desportos, no futebol, na música, no desporto automóvel… Nem todos podemos ser músicos e nem todos podemos ser corredores de automóveis”, explicou.

Durante a carreira, António Rodrigues venceu seis troféus monomarca, nomeadamente o do Toyota Starlet, em 1984, os do BMW 320 Is, de 1990 e 1991, e os do BMW M3, de 1993, 1994 e 1995. António Rodrigues destaca o Lancia 037 e o Ford Escort. Venceu 34 Rampas, cinco Ralis e 30 circuitos. De todas estas 69 provas conquistadas, destacam-se os Circuitos de Vila do Conde (que venceu por 13 vezes) e do Estoril (dez vezes), as Rampas da Falperra (oito), do Caramulo (sete) e de Portalegre (seis), e ainda o Circuito de Vila Real (cinco). Foi ainda campeão nacional por duas vezes. Entre as vitórias alcançadas, António Rodrigues destaca as vitórias nos Troféus monomarcas. “É muito mais difícil ganhar um Troféu monomarca de que um Troféu nacional. Enquanto no troféu monomarca, corremos todos com carros iguais, no campeonato nacional, uns correm com carros mais potentes outros menos potentes. Há muita diferença nos carros. Portanto, valorizo muito mais os troféus monomarcas, que venci em quase todos que participei”, referiu.

A carreira de piloto foi acompanhada pelo trabalho na fábrica de camisas, fábrica de bordados ou a fábrica de pneus. O “hobby” da estrada ia “mantendo trabalhando”. “A pilotar automóveis, pouca gente ganhou dinheiro em Portugal”, sublinhou. Contudo, isso não o impediu de passar os seus conhecimentos para a próxima geração. O filho também era “bom” piloto de “Kart’s”, mas não teve a possibilidade de continuar pela dificuldade de obter patrocínios. Por isso, aconselha-o a estudar. “Os novos pilotos hoje têm mais dificuldades, pois existem menos pessoas a publicitar. Na minha época, era um bocado mais simples, pois arranjava-se publicidade de forma mais fácil”, disse.

Atualmente tem uma escola de condução desportiva e de segurança em Braga, onde passa a “experiência” para os mais novos. Ainda é convidados muitas vezes para falar da modalidade, mas fica, desde já, a curiosidade de se ver (e de se ler…) sobre a vida e obra, do piloto e amante dos automóveis, no livro “António Rodrigues – Histórias de 19 anos nas corridas”, que retrata a carreira do piloto vimaranense.

Por: Diogo Oliveira

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?