CAFÉ MEMÓRIA CELEBRA DOIS ANOS EM GUIMARÃES

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo. A iniciativa está em Guimarães faz agora dois anos.

A sessão em que se atingiu os dois anos da iniciativa foi dedicada à “arte, cor e música”. A arte quer como objeto quer na sua presença mais imaterial, como é o caso das memórias de canções, tem um relevo muito grande no conforto da pessoa com demência. Dino Freitas puxou do cancioneiro popular português para, de uma forma muito óbvia, nos fazer ver que a música é um excelente auxiliar de memória.

No quarto sábado de cada mês realiza-se a uma sessão, até aqui no Café Concerto do Vila Flor, brevemente passarão a ter lugar na Plataforma da Artes. Nestas sessões poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

Localmente os promotores da iniciativa são o Lar de Santa Estefânia e o Gabinete de Alzhaimer, com o apoio da Câmara Municipal, da “Oficina”, Banco Local de Voluntariado, Hospital da Senhora da Oliveira, Lions Club, Rotary Club, que se juntam aos parceiros institucionais: Fundação Montepio, Católica Instituto de Ciências de Saúde e Fundação Caloust Gulbenkian.

Segundo Alves Pinto, presidente da direção do Lar Dona Estefânia, “já passaram por estas sessões cerca de 70 pessoas e estão envolvidos mais de 30 voluntários”. Segundo este responsável este é o primeiro passo de um projeto que contempla a construção de um lar para doentes com demência e a implementação de um instituto de investigação, nesta área, ligado ao Hospital de Guimarães e à Universidade do Minho.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?