CAFÉ MEMÓRIA DEBATE O MOVIMENTO FÍSICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL

Sessão com entrada livre realiza-se este sábado de manhã, no Lar de Santa Estefânia. Encontro informal destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores.

A problemática do movimento físico e suas implicações na saúde mental é o tema escolhido para a sessão de agosto do Café Memória de Guimarães, que se realiza este sábado, dia 26, entre as 10h00 e as 12h00, excecionalmente, no Pavilhão do Lar de Santa Estefânia, por impedimento, devido a férias de verão do Café Concerto do Centro Cultural de Vila Flor, habitual local onde decorre esta iniciativa com entrada livre e sem necessidade de marcação prévia.

Com a presença de diversos especialistas, os participantes poderão colocar questões, dúvidas ou mesmo partilhar experiências vividas. Antes, porém, haverá um espaço introdutório com apresentação informal dos presentes, café, chá, bolo e distribuição de recordações. As sessões realizam-se sempre no quarto sábado de cada mês, exceto em dezembro que decorrerá no dia 16, entre as 10 e as 12 horas.

Segundo nota de imprensa, o Café Memória pretende contribuir para a “melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com problemas de memória ou demência, bem como dos respetivos familiares ou cuidadores. Pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, reduzindo, assim, o estigma que lhe está associado”.

Na mesma nota pode ler-se que, até agora, o Café Memória de Guimarães, momento de “partilha de experiências e de suporte mútuo”, tem sido um “sucesso”, demonstrado na “satisfação de todos os que já participaram nas sessões já realizadas. Num contexto informal, acolhedor, reservado e seguro, esta ação oferece apoio emocional e informação útil, sempre com o auxílio de profissionais de saúde e de colaboradores que trabalham no âmbito social”.

O Café Memória de Guimarães, que nasceu numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, Lar de Santa Estefânia, Rotary Club de Guimarães, Lions Clube de Guimarães e Hospital Senhora da Oliveira, resulta de uma iniciativa da Alzheimer Portugal e da Sonae Sierra, tendo como parceiros institucionais a Fundação Montepio, Instituto de Ciências da Saúde (Universidade Católica) e a Fundação Calouste Gulbenkian.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?