CAMPEONATO DO MINHO DE BTT DOWN HILL EM GUIMARÃES

por JOSÉ LUÍS RIBEIRO

Presidente da Associação de Ciclismo do Minho

Superando o ocorrido em anos anteriores, a montanha da Penha assistiu no passado domingo à quarta prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill (DHI) que trouxe a Guimarães cerca de uma centena de atletas portugueses e espanhóis.

Surpreendeu não apenas a espetacularidade das descidas e o nível competitivo da prova – com vários pilotos de Guimarães nos primeiros lugares – mas, sobretudo, o número bastante expressivo de espetadores que se espalhou ao longo de toda a descida que teve início junto ao Mini Golfe da Penha. De facto e ultrapassando o ocorrido em anos anteriores, o público afluiu em grande número, na ordem de várias centenas, contribuindo também ele para o sucesso da competição e emprestando entusiasmo e brilho redobrados. O mesmo aconteceu na véspera da prova, aquando dos treinos não oficiais, também com muitos atletas a descerem a Penha na presença de muito público.

O Down Hill (desporto de natureza que consiste em descer, de bicicleta, o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos), tem tradição em Guimarães e a Penha é um dos locais de excelência para a sua prática, estando quase todos os ingredientes reunidos para que os eventos desta vertente do ciclismo lá realizados sejam um sucesso.

Além da Irmandade da Penha, parceira imprescindível nestas actividades, as provas de Down Hill em Guimarães (a exemplo do que sucede em São Torcato com o apoio da Junta de Freguesia), devem-se fundamentalmente à persistência da Associação de Ciclismo do Minho e ao trabalho dedicado de um punhado de jovens (e de outros menos jovens) apaixonados pelo Down Hill, que se aplicam de corpo e alma à tarefa de viabilizar as provas, cooperando tanto individualmente como reunidos em grupos como o Getpro e São Torcato DH. São eles que também proporcionam aos principiantes na modalidade o enquadramento técnico tão necessário a uma modalidade como o Down Hill.

O Down Hill vimaranense, se estimulado, reforçaria certamente o seu desenvolvimento e, tal como outros eventos desportivos, potenciaria o incentivo da prática desportiva, contribuiria para o desenvolvimento do turismo e da economia local e favoreceria a difusão da imagem de Guimarães e, no caso concreto, da montanha da Penha.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?