CANDIDATURA A CAPITAL VERDE EUROPEIA AVANÇA DIA 25

A Câmara de Guimarães vai submeter a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 no dia 25 em Bruxelas. A data foi avançada pelo vice-presidente, Amadeu Portilha, no final da reunião do executivo, em declarações aos jornalistas.

“A nossa expetativa era entregar até ao final do mês de setembro. Estamos na fase final. Se tudo correr bem esperámos entregar a candidatura no dia 25 em Bruxelas”, referiu Amadeu Portilha.

Com o processo quase concluído, Domingos Bragança deixou elogios ao Comité Externo de Aconselhamento, presidido por Mohan Munasinghe, e a todos os participantes do processo de candidatura. O presidente do município adiantou ainda que vai disponibilizar publicamente o documento da candidatura para que “todos possam aprender com ele”.

Até à data, as Capitais Verdes Europeias (CVE) eleitas foram Estocolmo (2010), Hamburgo (2011), Vitoria-Gasteiz (2012), Nantes (2013), Copenhaga (2014), Bristol (2015) e Ljubljana (já escolhida para 2016). Como regra, as candidaturas submetidas no ano “N”, são avaliadas e selecionadas no ano “N+1”, sendo que a vencedora ostenta o título de Capital Verde Europeia no ano “N+3”. Lisboa, Porto e Cascais que apresentaram candidaturas em 2014, foram selecionadas e eram candidatas ao galardão em 2017, não tendo sido eleitas. Precisamente em 2017, Guimarães apresentará a sua candidatura a Capital Verde Europeia de 2020.

O processo de candidatura foca, essencialmente, 12 áreas ambientais, designadas por Áreas Indicadores (AI): alterações climáticas: mitigação e adaptação; transporte local; áreas urbanas verdes incorporando uso sustentável do solo; natureza e biodiversidade; qualidade do ar ambiente; qualidade do ambiente acústico; produção e gestão de resíduos sólidos; gestão da água; tratamento de águas residuais; ecoinovação e emprego sustentável; desempenho energético; e gestão ambiental integrada.

2018 é o ano da decisão. As três candidaturas com melhor classificação integram uma “shortlist” e terão de apresentar perante um júri final o seu plano de ação e estratégia de comunicação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?