CITÂNIA VIVA VAI PROCURAR “INOVAR” A PROGRAMAÇÃO

O evento de encenação histórica “Citânia Viva”, que se vai realizar nos dias 08 e 09 de setembro na Citânia de Briteiros, com a organização da Casa do Povo de Briteiros, terá este ano uma temática diferente, sendo embora igualmente inspirada na época castreja.

Segundo a organização, a 12.ª edição vai procurar “inovar a programação” e “dar a conhecer aspetos menos conhecidos” do que é a longa e rica história dos estudos arqueológicos em torno da Citânia, do Castro de Sabroso e de outros sítios arqueológicos da região de Guimarães. O tema escolhido vai ser a Arqueologia do século XX e os acontecimentos que se deram após a morte de Martins Sarmento.

Ricardo de Freitas Ribeiro, director da Sociedade Martins Sarmento (SMS), responsável pelas estações arqueológicas e Mário Cardozo, presidente da direção da SMS durante mais de quarenta anos, são figuras centrais no espetáculo “A Descoberta”, encenado por Bruno Laborinho, que será representado no Solar da Ponte, em S. Salvador de Briteiros, onde se encontra instalado o Museu de Cultura Castreja, da Sociedade Martins Sarmento.

Também o Solar da Ponte será novamente palco de uma tradicional “festada” popular, à semelhança do que acontecia nos tempos de Sarmento e ao longo de quase todo o século XX, mesmo quando o emblemático edifício atravessou uma fase de avançada degradação. Destaque ainda para para a representação de um ritual castrejo, no Balneário Sul da Citânia.

No dia 08 de setembro, pelas 20h00 terá inicio a caminhada castreja até à Citânia de Briteiros, sendo o ponto de partida o Museu da Cultura Castreja (Solar da Ponte), em Briteiros. No seguimento da atividade será apresentada no Balneário Sul da Citânia de Briteiros, uma representação intitulada “Ritual Castrejo”, seguida de jantar.

No dia 09 de setembro, a partir das 18h00, terá lugar no Museu da Cultura Castreja uma “festada popular”, contando com apresentações de folclore, música popular e animação. Seguir-se-á um jantar tradicional, onde os visitantes poderão saborear um conjunto de petiscos especialmente preparados para a ocasião.

No final, a partir das 22h00, realizar-se-á no mesmo local, o espetáculo de teatro “A Descoberta”, que junta todos os atores participantes no evento.

A 12.ª edição da Citânia Viva 2017 conta com os apoios da Câmara Municipal de Guimarães, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Junta da União das Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Sta. Leocádia. De referir que a entrada é livre.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?