CONHEÇA A VEREAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

A vereação da Câmara Municipal de Guimarães sofreu algumas alterações com os resultados obtidos na noite eleitoral de 01 de outubro.

camara11

A vereação da Câmara Municipal de Guimarães sofreu algumas alterações com os resultados obtidos na noite eleitoral de 01 de outubro.

Desde logo salta à vista o desaparecimento da CDU da vereação, com Torcato Ribeiro a não ser eleito. É a primeira vez que esta força política não se vai fazer representar nas tomadas de decisão do município.

Do lado do Partido Socialista, mantêm-se seis vereadores a representar a cor do partido, mas as caras são diferentes. Para além do presidente da Câmara, Domingos Bragança, foram eleitos Adelina Paula Pinto, Ricardo Costa, Paula Oliveira, Fernando Seara de Sá e Sofia Ferreira. Em comparação com a vereação anterior, destaque para as ausências de Amadeu Portilha e José Bastos.

Por outro lado, a Coligação Juntos por Guimarães elegeu mais um vereador, em comparação com os resultados de 2013. André Coelho Lima, António Monteiro de Castro, Maria Helena Soeiro, Bruno Fernandes e Ricardo Araújo são os representantes.

PARTIDO SOCIALISTA

Domingos Bragança

Natural de Pinheiro, tem 62 anos. Tem formação em Economia pela Universidade de Coimbra, e integrou anteriores executivos de António Magalhães. Foi presidente da Câmara Municipal de Guimarães no último quadriénio (2013-2017) e agora inicia um novo mandato.

Adelina Paula Pinto

Natural de Polvoreira, tem 53 anos. Licenciada em História pela Universidade do Porto. Pós-Graduação em Desenvolvimento Curricular e em Valorização técnica para a Administração Escolar. Foi Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2009 e vereadora da educação no último mandato.

Ricardo Costa

Natural das Caldas das Taipas, tem 41 anos. Licenciado em Filosofia e Desenvolvimento de Empresas pela Universidade Católica e pós-graduado em Finanças e Fiscalidade. É Presidente da Direção da Taipas Turitermas, foi vereador com responsabilidades no desenvolvimento económico no mandato anterior.

Paula Oliveira

Natural de Candoso S. Martinho, tem 46 anos. Tem formação em Educação e Ciências Religiosas. Foi Educadora de Infância no Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Candoso e docente no Agrupamento de Escolas Egas Moniz e na Escola da Ponte em Vila das Aves. Entre 2009 e 2013 liderou a área social.

Fernando Seara de Sá

É arquiteto e um dos fundadores do Grupo Pitágoras, um gabinete responsável por obras no concelho de Guimarães, como o Multiusos, Plataforma das Artes e a recente Academia de Ginástica. Sem qualquer histórico de ligações partidárias, assume o desafio desta vereação, juntando a arquitetura com a decisão política.

Sofia Ferreira

É responsável pelo Núcleo de Gestão de Produtos e Mercados do Turismo Porto e Norte. Participou, durante o mandato que findou, na Assembleia Municipal como deputada do Partido Socialista. É uma das caras novas do PS na vereação, devendo assumir a pasta do turismo, deixada de vago pela saída de José Bastos.

COLIGAÇÃO JUNTOS POR GUIMARÃES

André Coelho Lima

Natural de Pevidém, tem 43 anos. Foi nicolino e tirou o curso de Direito
e foi Presidente do Conselho Distrital do Porto da Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses. É vereador desde 2009 e deputado municipal desde 2001. A partir de 2005 assumiu-se como líder da bancada do PSD em Guimarães.

Monteiro de Castro

Natural de Prazins (Santa Eufémia), tem 65 anos. Licenciado em Engenharia Civil, na FEUP, iniciou a sua atividade profissional como engenheiro em 1976. É presidente da Comissão Política Concelhia e Deputado da Assembleia Municipal. Em 1993 foi deputado da Assembleia da República, pertencendo à VI Legislatura.

Maria Helena Soeiro

Tem 55 anos e é professora. É licenciada em Educação e Mestre em Educação Especial. Coordenou os Apoios Educativos em Guimarães e Vizela (2003-2006), foi formadora e lecionou aulas de Educação Especial na Universidade do Minho. Atualmente é docente na Escola Secundária Francisco de Holanda.

Bruno Fernandes

Natural de S. Torcato, tem 39 anos. Iniciou a sua carreira profissional no privado na empresa Deloitte, tendo depois exercido funções no Governo Civil de Braga. Chefiou o Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso durante o último mandato. Foi Presidente da Junta de Freguesia de São Torcato entre 2005 e 2017.

Ricardo Araújo

Tem 39 anos e é licenciado em Relações Internacionais. É gestor e desde 2014 é presidente da Movijovem, Organismo Nacional responsável pela promoção da Mobilidade e Turismo Juvenil. É membro do Conselho Vitoriano e integrou a Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto em 2013.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES