CORREDOR VERDE ARBORIZADO LIGA AS HORTAS AO PARQUE DA CIDADE
Intervenção com um prazo de quatro meses tem como objetivo a valorização ambiental e paisagística do percurso.
A entrada da freguesia da Costa começou esta semana a ser requalificada. Intervenção com um prazo de quatro meses tem por objetivo a valorização ambiental e paisagística do percurso entre o centro urbano e o Parque da Cidade.
A Câmara Municipal de Guimarães está a proceder à requalificação da rua Domingos Torcato Ribeiro e da Praceta Lions Internacional, na entrada urbana da freguesia da Costa, entre o Parque das Hortas e o Parque da Cidade. Estas duas áreas citadinas vão, até ao final deste ano, passar a estar ligadas por corredores verdes e espaços de lazer arborizados, com vias pedonal e ciclável. Está também prevista a criação de uma zona 30, de forma a abrandar a velocidade do trânsito.
Com um prazo de execução de 120 dias, a obra, orçamentada em 388 mil euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, vai criar um corredor verde que acompanhará a Ribeira de Couros. Esta medida, para além de gerar espaços de ensombramento, irá beneficiar ainda a criação de barreiras acústicas, «reforçando a relação e o eixo visual entre os dois parques», considera Domingos Bragança, presidente do Município.
Desenvolvido pelo Departamento de Urbanismo, Planeamento e Desenvolvimento (DUPD) da Câmara Municipal de Guimarães, “o projeto vai alterar o paradigma de vivência deste percurso, com a melhoria da qualidade do ambiente urbano”, através da coexistência de uma nova mobilidade, extensão das zonas 30, novos espaços verdes na cidade, áreas destinadas a peões e veículos motorizados.
Ao mesmo tempo, será efetuada uma reformulação viária da rotunda existente na Praceta Lions Internacional, dando primazia aos espaços públicos de lazer, em que “os modos suaves passam a ser o fator principal na cidade”.
Esta proposta contempla ainda a inversão da pirâmide de hierarquias na gestão da circulação dos diferentes modos de transporte, onde se poderá verificar a valorização das áreas pedonais e a redução da dimensão da largura das vias, bem como a diminuição da intensidade, da velocidade viária e da emissão do dióxido de carbono.
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