CRIAÇÃO DE PROVEDOR DO IDOSO FORMALIZADA ESTA TARDE

Acordo assinado no Auditório da Fraterna esta tarde legitima um novo cargo que fica responsável por garantir os direitos da população envelhecida e por promover a sua qualidade de vida.

A “Semana Sénior” em Guimarães encerra esta sexta-feira, 14 de outubro, com a assinatura de um protocolo de cooperação para o estabelecimento da figura do Provedor do Idoso na cidade-berço. O acordo entre o município e a Associação Regional do Norte da Comissão de Proteção do Idoso será formalizado às 15 horas, no Auditório da Fraterna, em Couros, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

O Provedor do Idoso, nomeado pela respetiva autarquia e pela Comissão de Proteção de Idosos, vai servir para ligar a população sénior e as diversas instituições que atuam nesta área, além de ser um elo com a Autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas, enquanto garante dos direitos do idoso.

O detentor do cargo tem as obrigações de receber queixas, denúncias e reclamações relacionadas com pessoas idosas e de proceder ao seu encaminhamento para as entidades competentes, além de averiguar situações sinalizadas pelas pessoas idosas ou pela comunidade que possam indicar perigo. Pode ainda intervir na tutela dos interesses das pessoas idosas junto das diversas instituições.

A vereadora municipal responsável pela ação social, Paula Oliveira, explicou, na quinta-feira, durante a reunião do Executivo Municipal, em que esta proposta foi aprovada por unanimidade, que  objetivo é reforçar a proximidade entre o público sénior e as diversas instituições, ao mesmo tempo que se “abre caminho para uma participação mais ativa do idoso nas políticas municipais”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?