CURTIR CIÊNCIA LANÇA BILHETE MEMÓRIA E CONVIDA A ESPREITAR A HISTÓRIA

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães acaba de lançar o Bilhete Memória a pensar num público que se interessa pelo Património Arquitetónico Industrial e pela história de Guimarães e da atividade dos Curtumes.

A Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, onde está instalado o Curtir Ciência, é um edifício que faz parte do património industrial vimaranense. Remonta ao Sec. XVII e foi exemplarmente reabilitada, mantendo a traça original da anterior função e as marcas dessa atividade, como os tanques, lagares, lagaretas onde se lavavam, surravam, tingiam as peles.

O Bilhete Memória, explica Sérgio Silva, Diretor Executivo do Curtir Ciência, “resulta da constatação de que há muitas pessoas que entram no Centro atraídas pelo edifício, pela arquitetura, pelas técnicas de construção, e que se interessam pelo Património Arquitetónico Industrial”.

Muitos turistas que chegam a Guimarães têm uma apetência pelo edificado, pelos processos de reabilitação e por conhecerem as soluções do Município que deram novos usos a unidades industriais desativadas e degradadas. Sérgio Silva realça que “foi a pensar nesse público, que sabemos que tem expressão significativa, que decidimos criar o Bilhete Memória”.

A visita Memória, com um custo de um euro, é guiada, não carece de marcação prévia (com exceção de grupos de 10 ou mais pessoas) e incide nas partes do edificado, nas memórias da atividade dos curtumes e nas técnicas usadas para preservar a arquitetura. Funciona no mesmo horário do Curtir Ciência: de terça a sexta das 10:00 às 18:00 horas; sábados, domingos e feriados das 11:00 às 19:00 horas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?