CURTIR CIÊNCIA NO VERÃO 2017 COM LOTAÇÃO ESGOTADA

A lotação para participantes no programa “Curtir Ciência no Verão 2017” (de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, das 14:30 às 17:00 horas) esgotou em poucos dias. Ser um astronauta e um “mini-chef”, construir um robô futebolista e resolver um mistério digno de detetive – são algumas das atividades da iniviativa.

A abrir o programa (4 de julho), o atelier “Viver como um Astronauta”, centrado nas áreas da Física, da Biologia e da exploração espacial. No final, os participantes levarão para casa um boneco astronauta “criado” nas impressoras 3D do Curtir Ciência.

O cenário muda radicalmente para a segunda sessão (de julho) com o laboratório do Curtir Ciência transformado em cozinha para que os 16 “Mini-Chefs” participantes fiquem a conhecer a gastronomia molecular através de “receitas científicas”. A atividade fecha com todos – monitores e participantes – sentados à mesa para degustarem um menu elaborado pelos “mini-chefs”.

A 6 de julho o Curtir Ciência propõe uma visita à Estação de Tratamento de Água da Vimágua, em Prazins Santa Eufémia, onde terá lugar um programa lúdico e recreativo. Esta atividade centrada nas áreas da Sustentabilidade e da Química, visa explorar as propriedades químicas e os processos de tratamento da água, bem como os testes de avaliação da sua qualidade.

De regresso ao Curtir Ciência, no dia 7 de julho, “Um Olhar Microscópico”, atividade centrada na Biologia. Os participantes exploram o funcionamento e as partes que constituem o microscópio ótico composto e aprendem a montar preparações para observar células e microrganismos.

As quatro atividades da segunda semana do programa. A 11 de julho, na oficina “1, 2, 3… Aqui Vai Ovo”, os participantes exploram a área da Física e a Lei de Newton. O desafio implica lançar ovos do varandim do Curtir Ciência devidamente acondicionados em cápsulas criadas pelos participantes.

A 12 julho, o atelier “Há Química nos Alimentos” garante divertidas atividades práticas da área da Química, incluindo a identificação dos nutrientes presentes nos alimentos através de testes laboratoriais.

O programa encerra com “Curtir Robótica” (13 julho), que inclui a construção de robôs futebolistas em Lego e uma partida de futebol robótico; e com uma atividade que convida à resolução do “Mistério na Fábrica”, com os participantes a vestirem a pele de detetives para tentarem resolver um enigma a partir de pistas e desafios científicos.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?