CURTIR CIÊNCIA NO VERÃO

Vestir a pele de um astronauta, confecionar pratos imaginativos num laboratório de cozinha molecular, construir um robô futebolista (e jogar uma partida de futebol robótico), atirar ovos do varandim do Curtir Ciência para explorar a lei de Newton e resolver um mistério digno de detetive – são algumas das atividades da edição deste ano do programa Curtir Ciência no verão 2017. Ciência, imaginação e criatividade reunidas em duas semanas de atividades (de 4 a 7 de julho e de 11 a 14 de julho, sempre entre as 14:30 e as 17:00 horas) dirigidas a crianças com idades entre os seis e os 12 anos.

O programa começa da melhor forma: “Viver como um Astronauta” (4 de Julho) explora as áreas da Física, da Biologia e da exploração espacial, permitindo ainda aos participantes uma viagem à descoberta da sala de Comunicação e do Túnel do Sistema Solar do Curtir Ciência.

Na atividade de 5 de julho (“Mini-Chefs”) o cenário é uma cozinha laboratorial. Os “Mini-Chefs” exploram a gastronomia molecular através de “receitas científicas”. No final, sentam-se todos à mesa e provam os pratos que foram confecionados.

“H2O: a Ciência da Água” (6 de julho) centra-se nas áreas da Sustentabilidade e da Química, sendo realizada em parceria com a Vimágua. Esta atividade visa explorar as propriedades químicas e os processos de tratamento da água, bem como os testes de avaliação da sua qualidade.

A 7 de julho o Curtir Ciência propõe “Um Olhar Microscópico”, atividade centrada na Biologia, na qual os participantes exploram o funcionamento e as partes que constituem o microscópio ótico composto e aprendem a montar preparações para observar células e microrganismos.

A segunda semana inclui quatro atividades em que a Ciência está presente de forma divertida. A 11 de julho, na oficina “1, 2, 3… Aqui Vai Ovo”, os participantes exploram a área da Física e a Lei de Newton. O desafio implica lançar ovos do varandim do Curtir Ciência devidamente acondicionados em cápsulas criadas pelos participantes.

A 12 julho, o atelier “Há Química nos Alimentos” promete divertidas atividades práticas da área da Química, incluindo a identificação dos nutrientes presentes nos alimentos através de testes laboratoriais.

A proposta para o dia 13 julho é o atelier “Curtir Robótica”. Uma forma de descobrir a área da robótica através da construção de robôs futebolistas em Lego e que termina com uma partida de futebol robótico.

O programa fecha com uma aventura – “Mistério na Fábrica” – repleta de ingredientes científicos e mensagens ocultas. Os participantes vestem a pele de detetives e, com uso de equipamentos de laboratório, tentam desvendar um mistério a partir de pistas e desafios científicos. A base desta aventura é uma história que conduz a um objetivo final, passando pela exploração dos vários módulos do Curtir Ciência e da história da Antiga Fábrica de Curtumes Âncora.

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?