DESCARGAS DE POLUENTES EM AFLUENTES DO RIO AVE

No passado domingo, dia 10, cerca das 13h30 foi detectada uma descarga poluente num pequeno curso de água, em Ponte. A situação foi testemunhada e denunciada pelo candidato à Junta de Freguesia de Ponte, Daniel Salazar.
Na entrevista que deu recentemente ao Mais Guimarães o candidato tinha alertado para o facto de não serem só as descargas industriais a poluírem o rio Ave. “Há ligações de esgotos domésticos ou de pequenos comércios que devem estar a ser feitas directamente nestes afluentes, ou em alguns pontos directamente no rio”, disse-nos na altura o candidato.
Daniel Salazar, um filho da terra que aprendeu a nadar no rio Ave, é particularmente sensível a estas questões, até porque vive muito próximo do rio. O candidato alertou, na altura da entrevista, publicada no número anterior do nosso jornal, para a rotura de uma conduta, em fevereiro deste ano, em que a GNR, depois da denúncia, levou vários dias para se deslocar ao local. Nessa altura a conduta terá levado três meses a reparar.
Relativamente ao local onde agora se verificou a descarga, trata-se de uma ribeira com 500 metros, que em boa parte do seu percurso corre canalizada. “É neste troço em que corre canalizada que nós não sabemos o que se passa”, afirma Daniel Salazar. “No domingo subi o curso de água e verifiquei que estava poluido em profundida ao longo de toda a sua extensão visivél”.
A CDU já tinha procurado chamar a atenção para este assunto, numa iniciativa em que reuniu os candidatos às juntas de freguesia de Ponte e de Caldas das Taipas, numa visita ao local, em que puderam verificar os odores, embora nesse dia não se tenham verificado descargas. Daniel Salazar afirma que esta situação não é constante, “é uma situação que acontece frequentemente, mas não é permanente, por isso, era importante que as autoridades se deslocassem ao local com alguma rapidez quando fazemos a denúncia”. A GNR foi capaz de informar se já foi ao local, por o responsáveis estarem fora em serviço.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?