DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM VÁRIAS INICIATIVAS GRATUITAS

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra hoje, dia 18, vários museus e monumentos abrem portas ao público.

O Museu de Alberto Sampaio preparou dois dias com várias iniciativas para os mais pequenos para assinalar a efeméride. Hoje, os primeiros alunos das escolas, quer livremente, quer para a realização de atividades pré-marcadas, será oferecido o livro “Lendas e outras histórias de Guimarães”, uma publicação da Associação dos Amiguinhos do Museu de Alberto Sampaio, que já vai na segunda edição. Pode contar com dois teatros: Teatro de marionetas “Sonhos da Roberta: há freiras no Museu” e “Teatro de sombras “Lenda da Santa Cabeça”. Para além de outras atividades, neste dia, estará também disponível a atividade “Jogos Medievais”, desenvolvida pela companhia “Décadas de Sonho”.

Na Noite dos Museus, dia 20, o canto gregoriano vai tornar o claustro do museu ainda mais encantador, visitas guiadas que estão previstas. Os mais pequenos têm a oportunidade de conhecer um pouco da História de Guimarães através de um teatro de sombras.

No Paço dos Duques, o tema proposto para 2017 é “Museus e histórias contestadas: dizendo o indizível nos museus”. Hoje, pelas 10h30, teatro e marionetas animaram a manhã, retratando os feitos dos reis e da história de Portugal.

Para o dia 20, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá associa-se ao evento, e entre as 21h30 e as 23h00, o Paço dos Duques está de portas abertas, com Dom Afonso e Dona Constança de Noronha como anfitriões. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

A “Oficina” preparou duas visitas para esta quinta-feira, que vão decorrer na Casa da Memória de Guimarães (CDMG) pelas 16h30 e outra ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) às 18h00. Ambas as visitas são de entrada gratuita.

O Centro de Ciência Viva de Guimarães tem reservado, para hoje, entrada livre aos amantes da ciência entre as 13h00 e as 18h00. O Museu de Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros associam-se ao Dia Internacional dos Museus com a possibilidade de visita gratuita no dia 18.

Por último, a Sociedade Martins Sarmento realiza “O Baile – Encenação histórica dos bailes do Palacete de Martins Sarmento do Largo do Carmo no século XIX”, no dia 20, pelas 22h00, no Salão Nobre. O evento contará ainda com o Grupo Baile Oitocentista e Orquestra. A entrada tem o valor de sete euros, cinco euros para crianças e sócios da Sociedade Martins Sarmento. A inscrição é obrigatória.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus – e celebra-se, anualmente, a 18 de maio. O objetivo é o de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?