EXECUTIVO APROVOU AS ESCOLHAS PARA MEDALHAS HONORÍFICAS

O executivo aprovou por unanimidade esta quinta-feira as noves personalidades que vão receber as medalhas honoríficas, numa reunião que ficou marcada com um minuto de silêncio em memória das vítimas dos fogos que se fazem sentir no centro de Portugal.  

António Gama Brandão, António Miranda (Tony Miranda), Bento Marques, Alexandre Costa (Alex), José Guimarães, José Alves Pinto, Pedro Mendes, Rafael Silva e Salvador Silva vão receber durante a sessão Solene evocativa do 24 de Junho a aposição de medalhas honoríficas, no Paço dos Duques de Bragança, pelas 16h30.

“Nestas atribuições honoríficas é importante haver consenso e unanimidade. Todas as personalidades que propus à vereação são reconhecidas pelo trabalho em prol de Guimarães. O grande problema é que em Guimarães, felizmente, temos imensas personalidades que carecem de reconhecimento, mas temos que fazer de ano a ano”, afirmou o presidente da Câmara, Domingos Bragança.

André Coelho Lima, vereador do PSD, concordou com os nomeados. “São condecorações consensuais, como demonstrou a votação, de pessoas que merecem a distinção que o município lhes atribuí. Se é verdade que em outras alturas se exagerava na atribuição da medalha de honra do município, que é a antiga medalha de ouro da cidade, o que está a acontecer este ano é a entrega de medalhas de mérito, que são merecidas por todos os condecorados”, sublinhou.

Este é um dos pontos altos das comemorações em Guimarães do 889º aniversário da Batalha de São Mamede, que conta ainda com cinco inaugurações, uma sessão solene no Paço dos Duques de Bragança, evocativa do 889º aniversário da comemoração da Batalha de São Mamede de 1128, quatro dias de Feira Afonsina e a realização da Meia Maratona de Guimarães fazem parte do conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal para assinalar o “Dia Um de Portugal”, que se assinala a 24 de junho. O programa de comemorações tem início esta quinta-feira, às 18h00, com a abertura da feira medieval subordinada ao tema do “Batismo de D. Afonso Henriques”.

No sábado, o dia festivo começa às 09h00 com a cerimónia do Hastear das Bandeiras na Câmara Municipal, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Meia hora depois, realiza-se uma eucaristia solene na Igreja da Oliveira e às 10h00 principia o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, promovido pela Associação de Ciclismo do Minho (ACM), em parceria com a Autarquia.

O dia comemorativo termina na Costa, com a inauguração da Academia de Ginástica de Guimarães, a partir das 21h00. No dia seguinte, 25, com início às 10h00, a manhã de domingo é preenchida pela realização da Meia Maratona de Guimarães nas ruas da cidade. Para a tarde, às 17h00, está agendada a inauguração do Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, no Parque de Lazer de Souto Santa Maria.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?