EXÉRCITO OFERECE CONSULTAS MÉDICAS À POPULAÇÃO DE GUIMARÃES

É em Guimarães que decorrem, este ano, as comemorações do dia do Exército. De 18 a 22, os militares espalham-se pela cidade para mostrar capacidades e competências.

Guimarães foi a cidade escolhida para a celebração do Dia do Exército, assinalado a 24 de outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, por D. Afonso Henriques, o patrono do Exército Português.

Com um vasto programa de atividades, entre os dias 18 e 22 de outubro, realizam-se em vários locais da cidade diversas iniciativas organizadas conjuntamente pelo Exército Português e pela Câmara Municipal de Guimarães.

Um dos serviços com mais destaque é o da saúde. Médicos do Exército estão a dar consultas gratuitas à população, junto do Paço dos Duques, desde das 9h30 do primeiro dia do evento até ao dia 22, pelas 19h30. As consultas abrangem as especialidades de oftalmologia, cardiologia, ortopedia, medicina interna, endocrinologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, gastroenterologia, urologia, dermatologia e anestesiologia.

Junto ao Paço dos Duques, pelas 14h30, de 19 a 22, pode visualizar uma Exposição da Coleção de Armas Manuel Francisco Araújo. Ainda no dia 19 realiza-se uma conferência intitulada “Dom Afonso Henriques, Patrono do Exército”, no Paço dos Duques.

No dia seguinte, tem lugar uma mostra de atividades militares complementares e, nos Jardins do Castelo, uma demonstração de capacidade, pelas 11h00. A tarde fica marcada pela apresentação do Livro “Museus do Exército em Portugal: História, Cultura e Memórias” e a atribuição dos Selos de Qualificação.

À noite, pelas 21h00 horas, a Orquestra Ligeira do Exército atua na Plataforma das Artes, num concerto de livre acesso, tal como todas as atividades.

No dia 21, estão agendados dois momentos, sendo o primeiro uma homenagem aos ex-combatentes, realizado junto ao Monumento de D. Afonso Henriques, pelas 11h00 e, o segundo, a Jornada do Exército, no Centro Cultural Vila Flor, pelas 14h15.

O ponto alto das comemorações acontecerá no domingo, dia 22, com a realização da missa de Ação de Graças e Sufrágio, a partir da Igreja de São Francisco, com transmissão na RTP, a partir das 10h30. Após, às 12h00 horas, há a Cerimónia Militar, no Campo de São Mamede.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se por receber o Dia do Exército na cidade de Guimarães. “Tudo faremos para que estes dias sejam celebrados com sucesso e o nosso apoio com o exército é total. Sentimo-nos muito honrados e agradecidos por ter escolhido a cidade berço da nacionalidade”, disse.

Já Fonseca e Sousa, do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, sublinhou que o exército pretende descentralizar este evento, que no ano passado se realizou em Elvas, e que é “fácil” encontrar as razões para a escolha de Guimarães. “Procuramos sempre fazer em localidades que tenham história militar, com gente do empreendedorismo e que participem na evolução de Portugal”, explicou, agradecendo o apoio da autarquia.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?