FAMEL VAI À WEB SUMMIT

A mítica marca portuguesa de motorizadas foi comprada por um engenheiro vimaranense em 2014. O projeto está selecionado para participar na Web Summit, em novembro, em Lisboa.

famel_barra

A mítica marca portuguesa de motorizadas foi comprada por um engenheiro vimaranense em 2014. O projeto está selecionado para participar na Web Summit, em novembro, em Lisboa.Em 2014, durante um estágio profissional, Joel Sousa deparou-se com a possibilidade de adquirir a marca Famel. “ O dono da empresa em que estava a estagiar tinha registado a marca, depois de o registo ter caído e queria vendê-la”, explica o engenheiro de Nespereira que viu logo ali uma oportunidade.

Na altura chegou a ser desenvolvido um protótipo do modelo XF com linhas atuais. O modelo XF foi um dos mais apreciados da marca. A motorizada tinha uma performance fantástica, com um motor de 50 centímetros cúbicos, lançava-se para os 100 quilómetros hora. Nas redes sociais não tardaram a aparecer os comentários favoráveis dos apaixonados, afinal estas motorizadas tornaram-se objetos de coleção.

Este projeto acabou por ser colocado de lado. “Não era possível adquirir no mercado os componentes necessários para produzir aquele modelo”, justifica Joel Sousa. Por outro lado há uma dificuldade na aquisição de motores a gasolina, já que os fabricantes exigem a compra de grandes quantidades. Isto junto com o facto de estarem convencidos que a mobilidade do futuro é será elétrica, fez com que o projeto evoluísse para este tipo de motorização. Surgiu assim o protótipo que vai ser apresentado aos investidores na Web Summit.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES