FESTAS NICOLINAS 2017

A tradição é antiga, tem anos de décadas e sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau. E volta-se a erguer no penúltimo dia de novembro.

Ao som de milhares de caixas e bombos, o pinheiro Nicolino vai ser enterrado mais uma vez no centro da cidade rodeado de estudantes e antigos estudantes do liceu.

O cortejo do “Pinheiro” celebra-se a 29 de novembro e dá início às Nicolinas. As festas estudantis mais antigas em Portugal prolongam-se até ao final das “Novenas”, marcadas para os dias 01 e 07 de dezembro, e que têm a sua origem no culto a Nossa Senhora da Conceição.

Segue-se as “Danças de São Nicolau”, que estão na origem das Festas Nicolinas, no dia 02, e a “Missa de S. Nicolau”, no dia 03. O número das “Posses”, que é um dos mais antigos, está marcado para o dia 04. No fim, com as “Posses” colecionadas, realiza-se o “Magusto”. O “Pregão”, outro dos momentos altos, terá certamente a atenção dos ouvidos vimaranenses no dia 05.

As “Maçãzinhas”, que são o número mais importante das festas, realizam-se no dia 06. O “Baile”, a despedida das Festas Nicolinas, será no dia 07. Como manda a tradição, as “Roubalheiras” realizam-se em dia incerto.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?