FESTIVAL “O VERÃO É JAZZ” AQUECE GUIMARÃES

O Convívio vai trazer para a rua mais uma edição do festival de Jazz, entre 01 e 12 de julho, “O Verão é Jazz”.

A quarta edição apresenta concertos, com início às 22h00, que decorrem em espaço de ar livre e entrada gratuita, num palco instalado no largo da Misericórdia, em frente à sede daquela Associação. A excepção acontece com o Trio de Renato Dias, dia 04, que vai decorrer no terraço do Cineclube de Guimarães e com o espetáculo final “Tour MPBossa”, no Paço dos Duques de Bragança, dia 12, que conta com a participação de André Rio, Roberto Menescal e Luciano Mago. O destaque vai para a atuação de Roberto Menescal no concerto final, um momento “especial”, como refere o programador, César Machado.

“Trata-se de um Tributo à Bossa Nova, que tanto deu ao jazz, e logo com a presença de um dos mais importantes músicos deste movimento musical, desde o seu primeiro dia, parceiro de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Nara Leão, entre outros”, avançou o programador.

Destaque ainda para o regresso do músico vimaranense Manuel de Oliveira, com o convidado Paulo Barros ao piano, que decorre no dia 07. O Quarteto de Ricardo Toscano, consensualmente considerado o “mais importante executante de música de jazz alguma vez nascido em Portugal”, segundo a organização, será realizado no dia 09. A ligação a músicos da Galiza estará mais uma vez presente, tal como um concerto de “blues”, na abertura do festival, no dia 01, com a Judy Blue Eyes Band.

A participação dos vários grupos de alunos e professores da Escola de Jazz do Convívio é um dos momentos marcados para o segundo dia do Festival. Formações menos comuns vão marcar presença nos palco, com relevo para a guitarra portuguesa, o violino e a harmónica cromática, entre outros, que prometem trazer novas sonoridades a esta mostra musical.

Worksops de voz e técnica vocal no dia 12, na sede do Convívio, a cargo da cantora espanhola Milli Vizcaíno, a partir das 14h30, e de harmónica cromática e improvisação, a cargo de Gonçalo Sousa, a partir das 17h30. Com o guitarrista galego Dani Font, esta formação fará uma homenagem a Ella Fitzerlad nos 100 anos do seu nascimento.

Programado e organizado pelo Convívio, o festival conta com financiamento do Município de Guimarães.

Conheça o programa completo:

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?