GUIMARÃES ARRECADA DOIS PRÉMIOS NO CONCURSO “MUNICÍPIOS DO ANO”

O sistema PAYT, de recolha de resíduos no Centro Histórico de Guimarães, valeu ontem ao Município duas distinções no concurso “Municípios do Ano Portugal 2017”. A cidade foi distinguida com o prémio de Melhor Município Norte e Melhor Município do Ano em Portugal. A cerimónia de entrega decorreu no Fundão e o concurso foi promovido pela UM-Cidades, uma plataforma da Universidade do Minho. 

O sistema PAYT implica que quem produz mais lixe pague mais

“É um projeto que arrasta consigo a ousadia de inovar, a resiliência que é necessária para vencer as mudanças de comportamentos e, acima de tudo, o forte espírito de trabalho em equipa”, afirma Daniel Pinto, administrador executivo da Vitrus. Estes galardões vêm somar-se aos já conquistados. Em 2014 o projeto PAYT venceu os Green Project Awards e em 2016, no mesmo concurso, ganhou uma Menção Honrosa pela sua implementação. No primeiro ano de implementação, restringido ao Centro Histórico, houve uma diminuição dos resíduos indiferenciados em 34% e no aumento de 126% dos resíduos recicláveis.

O nome PAYT (do inglês pay as you throw) diz tudo sobre este sistema em que quem produz mais lixo é penalizado nas tarifas, incentivando as pessoas a reciclar e serem mais eco-conscientes de uma forma geral. Alguns moradores do Centro Histórico têm demonstrado alguma resistência a este sistema e é vulgar ver moradores a saírem do perímetro da zona abrangida para depositarem os seus sacos de lixo. A Vitrus tem trabalhado de perto com os utilizadores da tarifa de modo a perceber as suas dificuldades e tem acompanhado a adoção gradual de comportamentos mais ecológicos, trabalhando sempre com o propósito de sensibilizar e consciencializar a comunidade para a educação ambiental. “Quando se acredita convictamente, quando se tem a nosso lado gente inspiradora, quando temos gente no terreno que se apaixona pelos desafios, tudo é possível”, afirma Amadeu Portilha, Presidente da Vitrus, relativamente ao sucesso deste projeto.

Os prémios Municípios do Ano Portugal 2017 tem como objetivo dar a conhecer e premiar as boas práticas através projetos que tenham tido um impacte positivo e significativo na comunidade. Em 2018, a quinta edição dos prémios, a cerimónia de entrega dos prémios será realizada em Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?