GUIMARÃES SOBE AO LOTE DOS 10 MUNICÍPIOS COM MELHOR DESEMPENHO FINANCEIRO

O concelho tornou-se, em 2016, no décimo município com melhor desempenho financeiro entre os 24 grandes municípios (mais de 100 mil habitantes), ao registar uma pontuação de 1.091 pontos, na sequência de um aumento de quase 200 pontos face a 2015. Conseguiu ainda a segunda melhor marca do distrito de Braga.

O município vimaranense cotou-se, no ano passado, como um dos dez municípios com melhor desempenho financeiro na categoria dos grandes municípios, após uma subida dos 893 para os 1.091 pontos, entre 2015 e 2016, revela o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, publicado na terça-feira, 25, pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Guimarães ficou, há dois anos atrás, no 13.º posto, a 109 pontos de entrar no décimo lugar, então ocupado por Santa Maria da Feira (1.002 pontos), e a 653 pontos do município líder, Sintra, tendo conseguido, neste ano, encurtar também a liderança para o topo, que voltou, em 2016, a ser ocupado pelo concelho da “linha”, embora com menos 15 pontos (1.531).

O município alcançou ainda o segundo melhor desempenho entre os 14 municípios do distrito de Braga, tendo apenas sido superado por Esposende, concelho de média dimensão que atingiu os 1.205 pontos. Barcelos, outro dos quatro municípios grandes – há ainda Braga e Famalicão -, foi terceiro, com 1.077 pontos, enquanto Fafe, com 882, e Vizela, com 845, fecharam o lote dos cinco primeiros.

O desempenho financeiro atribuído aos municípios no estudo coordenado por João Carvalho, antigo presidente do IPCA, politécnico com um pólo em Guimarães, obedeceu a 10 critérios com uma pontuação máxima de 200 para cada um (total de dois mil pontos), incluindo o peso do passivo exigível no ativo, o prazo médio de pagamentos, o grau de execução do saldo efetivo (controlo orçamental da receita e da despesa), o índice de dívida total e os impostos diretos por habitante.

Saiba mais na edição impressa do Mais Guimarães desta terça-feira.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?