GUIMARÃES VAI TER ILUMINAÇÃO LED EM TODO O CONCELHO EM 2018

O município pretende ter 60% da rede pública com iluminação LED este ano e terminar os restantes 40% no próximo ano.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, adiantou na reunião do executivo que Guimarães vai ter no próximo ano um concelho completo com tecnologia LED na iluminação pública. A adjudicação das primeiras dez mil luminárias, correspondentes a 30% da iluminação do concelho, foi aprovada por unanimidade e vai ter um custo para o município de 1.830.628 euros, no qual acresce o IVA.

A cobertura integral do concelho de Guimarães, ao nível da iluminação pública, com tecnologia LED vai permitir uma poupança de 60% na fatura anual de energia, estima o município. “Temos uma poupança de 60% na energia [com a tecnologia LED]. Avançamos com dez mil luminárias, 30% de todo o concelho, negociamos com a EDP outros 30% e aguardamos que a tecnologia LED tenha mais maturidade, que significa preços a baixar”, explicou o edil.

Segundo o autarca, a alteração para tecnologia LED vai permitir uma poupança de seis milhões de euros, face ao valor anteriormente gasto de dez milhões de euros espalhados em cinco anos (gasto de dois milhões por ano), que “justificam o investimento”. “Fazemos estes 60% este ano e 40% em 2018”, frisou, Domingos Bragança, salientando que Guimarães está na “vanguarda da tecnologia LED na iluminação pública”.

António Monteiro de Castro, vereador da CDS, recorda que em vez de se ter apagado as luzes no concelho (lâmpada sim, lâmpada não) para economizar podia ter sido utilizado a tecnologia LED e questiona a razão pela qual não se altera agora toda a iluminação do concelho. “Esta operação só está a ser feita para dez mil luminárias, quando há no concelho 35 mil luminárias. Estamos a falar de um investimento que é amortizado ao fim de três ou quatro anos”, disse

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?