GUIMARÃES VAI TER UMA EQUIPA DE SAPADORES FLORESTAIS

Primeiro-Ministro formaliza protocolo ao início da tarde desta quinta-feira. Guimarães passará a dispor de uma Equipa de Sapadores Florestais (ESF), objetivo antigo que agora se concretiza.

O protocolo para a criação de uma Equipa de Sapadores Florestais em Guimarães, na sequência de uma decisão do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta, é assinado esta quinta-feira, 03 de agosto, a partir das 14h30, em Oliveira do Hospital, numa cerimónia que contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa.

Na oportunidade, será celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA), no âmbito da Estratégia Nacional para as Florestas e no dispositivo da Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, sendo responsabilidade da ASVA a seleção e contratação dos cinco elementos constituintes da equipa de Sapadores, devendo essa escolha recair prioritariamente sobre candidatos moradores no Concelho de Guimarães, ficando estes sob sua autoridade, ordem e subordinação.

“É uma boa notícia. Há uma parte fundamental que é a remoção da vegetação durante o inverno. Há também um conjunto de mais-valias que essa equipa pode fazer. Depois a ajuda que nos podem dar quando arde a sério, porque somos poucos para tanto território. Portanto, são bem-vindos e que o trabalho que possam vir a desempenhar tenha um papel importante na floresta”, afirmou ao Mais Guimarães Bento Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A ASVA compromete-se a garantir a gestão e operacionalidade da ESF, no âmbito do Plano de Atividades Anual, para além de garantir e promover o associativismo e a gestão florestal ativa por parte dos proprietários florestais, disponibilizando até 20% do tempo útil de funcionamento anual da ESF para prestação de serviços conexos ao objeto do Protocolo a associados ou proprietários florestais no Concelho de Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?