HERÓIS!

por Carlos Guimarães

Médico

As vitórias da Nossa Seleção, acrescentam alegria aos nossos dias, mas a nossa vida, no dia seguinte não muda nada. A vida e o dia seguinte só muda para os obreiros da vitória. Causa-me um certo prurido quando os donos da opinião e da verdade elevam os vencedores ao estatuto de heróis e as vitórias são convertidas em atos heroicos.

Meu caro Fernando Santos, não se pode dizer que os heróis do Euro 2016 que marcaram os penalties são os mesmos que os falharam no jogo contra o Chile. Assim como não se pode apelidar de bestas pelo facto de falharem, já que as falhas ou os erros fazem parte da natureza humana. Além disso os guarda-redes estão lá para cumprirem a sua missão. Ganhamos o Euro 2016, cumprimos o objetivo, perdemos a Taça das Confederações, falhamos o objetivo. Ponto final.

O dia seguinte dos portugueses será igual no cenário da vitória ou da derrota. Os operários, os mineiros, professores ou veterinários cumprindo ou não os seus objetivos, trabalham, dedicam-se à sua profissão e não são heróis. Herói é aquele que se supera de forma excecional e conquista um feito de forma altruísta e com coragem excecional. Nada disso acontece nas vitórias dos homens e mulheres que vestem a camisola de Portugal. Devem honrá-la e dar o melhor de si, como o fazem tantos portugueses no seu dia-a-dia.

Mesmo João Garcia, o célebre alpinista, quando atingiu o cume do Evereste, e com isso quase pagou com a própria vida, não cometeu qualquer ato heróico, já que o fez por si, com muito esforço, coragem, sacrifício e com superação pessoal, mas não fez de forma altruísta, fê-lo por si.

Heróis são os bombeiros que, pelos outros, praticam atos de gigantesca coragem ao lutar contra as chamas e resgatando delas vidas humanas, acabando eles próprios muitas vezes engolidos pelo inferno. São heróis porque se superam e se levam à exaustão sem benefício próprio, e quando tombam porque o corpo já não dá para mais, ninguém lhes massaja os músculos desfeitos no organismo desidratado. Nenhum deles se considera herói, apesar de o poder ser. Cumprem apenas a sua missão. E com mais ou menos heroísmo, o dia seguinte será igual aos outros dias. Uns dias depois serão esquecidos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?