HOSPITAL ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS

O Hospital Senhora da Oliveira, de Guimarães e a ACES do Alto Ave promovem no próximo dia 4 de novembro, uma sessão formativa para relembrar a importância dos cuidados paliativos na prestação de cuidados de saúde à população da região. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 25 anos do hospital e do 3º aniversário da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos.

A sessão intitulada “Cuidados Paliativos na Comunidade” pretende alertar para uma tema “de extrema importância, porque o modelo conceptual de organização de serviços específicos de Cuidados Paliativos, defendido na Estratégia para o Desenvolvimento do Programa Nacional de Cuidados Paliativos 2011-2013, preconiza especificamente que “os Cuidados Paliativos devem ser prestados com base nas necessidades dos doentes com intenso sofrimento e/ou doença avançada, incurável e progressiva, através de uma rede de serviços que vai desde estruturas de internamento ao apoio domiciliário, passando por equipas de suporte no hospital e na comunidade”, pode ler-se em comunicado enviado à Comunicação Social.

O programa refere ainda que “todas as pessoas com doenças crónicas sem resposta à terapêutica de intuito curativo, e com prognóstico de vida limitado, são candidatas a Cuidados Paliativos”. Acrescentando que “os cuidados paliativos são dispensados com base nas necessidades e não apenas no diagnóstico ou no prognóstico, pelo que podem ser introduzidos de forma estruturada em fases mais precoces da doença (qualquer que ela seja), mesmo quando outras terapêuticas, cuja finalidade é prolongar a vida, estejam a ser utilizadas”.

A ligação entre o hospital, o centro de saúde e o médico de família é essencial para a continuidade deste tipo de cuidados. Uma vez que traz uma melhoria de indicadores como a qualidade de vida, a melhoria nos gastos com saúde no último ano de vida, sendo também, ainda, escassa a comunicação eficaz com os médicos de família.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?