HOSPITAL DE GUIMARÃES ACONSELHA O USO DA LINHA SAÚDE24

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães aconselha os doentes, nesta época de frio e gripe, a utilizarem a linha SAÚDE24, a partir do número 808 24 24 24, antes de se dirigirem ao Serviço de urgência.

Esta linha responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas. A linha realiza triagem, aconselhamento e encaminhamento; aconselhamento terapêutico; assistência em saúde pública; assim como informação geral de saúde.

É fundamental que os doentes utilizem de forma preferencial esta linha de apoio, em detrimento da sua deslocação física ao Serviço de Urgência. Se o caso necessitar de observação médica, o doente será encaminhado para o Serviço de Saúde mais adequado. Trata-se de garantir que se libertam os meios clínicos necessários para atendimento aos casos realmente prioritários, em vez de se congestionar os serviços com doentes não urgentes. Realça-se que cerca de 40% dos doentes que recorrem ao Serviço de Urgência do Hospital de Guimarães são classificados como doentes não urgentes.

Em alternativa, e conforme informações disponibilizadas pelo ACES do Alto Ave, relembramos que os doentes devem recorrer preferencialmente aos cuidados de saúde primários (Centros de Saúde e respetivas USF).

O hospital de Guimarães lembra:

SENTE-SE DOENTE? 1- Ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) em vez de se dirigir ao serviço de urgência do Hospital. Tem ao seu dispor mais de 400 enfermeiros prontos para o(a) ouvir e dar resposta aos seus problemas de saúde, 24 horas por dia. Se for encaminhado(a) para um serviço de urgência pela linha será atendido(a) mais rapidamente, pois quando chegar já estará referenciado(a).

2- Em alternativa deve contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde que está habilitado para o atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do Hospital.

Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?