HOUVE CASOS DE DOENÇA DOS LEGIONÁRIOS EM 2017 EM GUIMARÃES

“Na sequência de casos de doença dos legionários, verificou-se a existência de percursos comuns cuja localização ocorreu nas imediações da fonte”, lê-se na carta enviada pela delegada se saúde à Câmara Municipal de Guimarães. A fonte a que se refere a missiva está situada na Avenida Mariano Felgueiras, junto ao Hospital de Guimarães e o seu jato foi recentemente encerrado, depois de numa análise ter sido identificado um subtipo de legionela.

A carta foi divulgada pela Coligação Juntos por Guimarães, que requereu uma cópia. Da leitura da carta fica-se a saber que a colheita foi feita a 9 de outubro e que continha subtipos de legionela. Percebe-se também que terá havido casos de legionela que terão dado origem a uma investigação, e que o ponto em comum entre alguns desses casos seria a o percurso “nas imediações da fonte”.

A investigação deste tipo de casos, de acordo com os protocolos estabelecidos, passa pela investigação dos percursos percorridos diariamente pelos doentes, nas duas semanas anteriores ao início dos sintomas. Neste caso o que havia em comum nos percursos dos doentes infetados era a passagem junto da fonte ornamental, junto ao Hospital de Guimarães. A ARS confirma a existência de casos de doença dos legionários, já durante este ano, em Guimarães, mas não revela quantos. A ARS assegura que nenhum dos casos ocorreu durante o mês de outubro, quando o jato da fonte foi encerrado.

A carta deixa claro que a fonte representa “um eventual risco para a saúde da população”. Terá sido a carta da delegada de saúde que originou o encerramento do jato, 12 dias depois de serem conhecidos os resultados das análises. Como o vereador Monteiro de Castro tinha já aventado, em reunião de Câmara, houve um hiato de tempo entre a chegada da informação à Câmara e o encerramento do jato, de seis dias. A vereadora, na reunião de Câmara em que o assunto foi abordado, desvalorizou a situação, lembrando que “não foi detetada legionella pneumophila”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?