INAUGURAÇÃO DE HORTA PEDAGÓGICA NA ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA

Semear, Cultivar, Divertir e Crescer é o projeto que deu corpo a uma horta pedagógica, com 13 canteiros, e obras de benfeitoria no jardim da Associação de Apoio à Criança, sendo o montante do projeto apadrinhado pelo Jumbo de Guimarães.

Ao promover o projeto “Semear, Cultivar, Divertir e Crescer” a Associação de Apoio à Criança pretende incrementar as potencialidades do jardim do Centro de Acolhimento Temporário, fomentando as atividades ao ar livre, a formação de uma consciência ecológica, a aquisição de competências, valores e respeito pela natureza.
O projeto para além da criação de uma horta pedagógica, constituída por 13 canteiros, com uma área de 93,46 m2, contemplou igualmente a abertura de 58,4 m2 de caminhos, que para além do acesso aos canteiros permitem uma
nova circulação no espaço, nomeadamente para bicicletas e triciclos.
O investimento realizado, no montante de 11,378 €, foi coberto na sua integralidade pela “Fundação Jumbo para a Juventude” através do Jumbo Guimarães, no quadro do concurso “Juntos pela Juventude”, lançado em 2016 nos nove países onde esta insígnia se encontra presente, para comemorar o 20º aniversário da Fundação.
O Diretor do Jumbo de Guimarães, Abel Pereira, afirma que o Jumbo, no âmbito da sua política de responsabilidade social “está sempre atento às necessidades da comunidade e é nosso compromisso contribuir para o seu bem-estar. Acreditamos que através deste apoio estamos a proporcionar um elevado enriquecimento intelectual e social aos nossos jovens”.
Esta colaboração com a Fundação Jumbo para a Juventude não se esgota porém com a atribuição deste dom, na medida em que se encontra, desde já, delineado um programa de voluntariado, que envolve vários colaboradores da loja Jumbo Guimarães, que durante o período de um ano se comprometem a acompanharem as crianças da Associação de Apoio à Criança nas fainas agrícolas dos seus canteiros.
Da sementeira, ao plantio, passando pela preparação e adubo da terra, até à poda e colheita, muitas são as tarefas em que terão de participar, orientar e quiçá estudar.

Depois da labuta não poderia faltar a degustação dos produtos obtidos, pelo que a elaboração da refeições de degustação encontram-se previstas e prometem ser animadas.

“Com este projeto, a Associação de Apoio à Criança contribui para diminuir a pegada ecológica e aumentar a consciência ambiental de todas as crianças e frequentadores da Associação, tendo, simultaneamente, a função de permitir às crianças de terem um bem que é seu, aumentando a sua responsabilidade por terem que tratar de seres vivos ao que acresce a partilha das atividades inerentes ao seu crescimento”.

Para além dos membros da Direção da Associação, participaram na inauguração Colaboradores do Jumbo, entre os quais o Diretor da Loja de Guimarães Abel Pereira, O Monsenhor José Maria e a Veadora da Ação Social Paula Oliveira.

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?