IRMANDADE DA PENHA CELEBRA FESTA DA PADROEIRA

 

 

A Irmandade da Penha celebra, no próximo domingo, 16 de julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição, com o brilho e a solenidade que o momento festivo reclama. Além das celebrações religiosas, a festa incluirá um concerto gratuito com atuações do Grupo Folclórico de Tabuadelo e do cantor vimaranense Francisco Ferreira, no Largo da Comissão, a exposição e entrega de prémios aos trabalhos do concurso “Penha à Vista”.

A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha – Padroeira da Irmandade -, tem início domingo, dia 17, pelas 10h30, com a Procissão (entre a Gruta e o Santuário), seguindo-se, pelas 11h00, a celebração da Missa Solene. Pelas 12h00 terá lugar a sessão de abertura da exposição e entrega de prémios do concurso “Penha à Vista”, que este ano voltou a registar uma elevada participação, com centenas de trabalhos dos alunos das escolas do concelho.

Da parte da tarde, a partir 14h30, realiza-se um espetáculo, no palco ao ar livre, na Praça do Largo da Comissão para toda a população, com atuações do grupo do Grupo Folclórico de Tabuadelo e do cantor vimaranense Francisco Ferreira.

As festividades religiosas terminam, pelas 16h00, com eucaristia no Santuário e a Procissão de Regresso, entre o Santuário e a Gruta.

“Refira-se que na tradicional procissão incorpora-se também anualmente o pequeno Tiago André. Trata-se da criança, natural de Mondim de Basto, que foi, em 18 de Julho de 2002, raptado no Hospital de Guimarães, poucos dias depois de ter nascido, vindo a ser encontrado pelos responsáveis da Irmandade no Santuário da Penha. Este ano, dando cumprimento à promessa de custear os estudos do jovem, a Irmandade da Penha vai ofertar ao pequeno Tiago André um computador portátil. “

 

Penha premeia criatividade dos alunos do concelho

A criatividade dos alunos que frequentam os vários graus do ensino básico das escolas do concelho de Guimarães voltará também a estar no centro das atenções da festa em honra da padroeira da Irmandade da Penha.

As centenas de trabalhos de desenho e escrita que se apresentaram ao concurso “Penha à Vista”, promovido pela Irmandade e pelo Centro de Formação da Escola Francisco de Holanda, este ano com a colaboração do Laboratório da Paisagem, voltarão a ser expostos, domingo, podendo ser admirados por peregrinos, visitantes e turistas. As criações dos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho estarão expostas no espaço lateral ao Largo da Comissão, onde terá lugar, ao final da manhã, a sessão de divulgação dos concorrentes premiados e entrega dos respetivos diplomas e prémios.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?