JUNTOS POR GUIMARÃES APRESENTA PROPOSTA DE INTERLIGAÇÃO DA CIDADE COM AS FREGUESIAS

André Coelho Lima apresentou à comunicação social a segunda proposta, no âmbito da campanha para as próximas autárquicas. Segundo o candidato esta é uma proposta que vem no seguimento lógico da anterior proposta da coligação PSD/CDS, que previa a criação de parques de estacionamento no centro e a pedonalização de algumas áreas da cidade.

André Coelho Lima fala de uma proposta de mobilidade integrada

“Primeiro partimos da cidade e depois fomos para o concelho”, afirmou André Coelho Lima logo na abertura da apresentação. “O grande desafio para uma cidade de 160 mil habitantes que tem um terço da população a viver na cidade e dois terços nas freguesias é a interligação do território concelhio”, disse o candidato da coligação introduzindo a proposta que prevê intervenções nos diversos pontos de acesso à cidade. A coligação propões intervenções em quatro “pontos cardeais”, a sudeste, na zona da rotunda de Covas, a sudoeste, na zona da  Cidade Desportiva, da rotunda Pevidém e nos acessos da autoestrada à cidade, a noroeste voltando ao tema da ligação da autoestrada às Taipas, e a nordeste na ligação a São Torcato. Para o candidato da coligação a linha que une todos estes, “projetos complementares entre si”, é “a aproximação das freguesias à cidade”.

Túnel com 700 metros na ligação de Covas ao centro

Um dos projetos mais ambiciosos é a ligação da zona da rotunda de acesso às portagens, em Covas, ao topo da Av. D. João IV, “rasgando o centro de Urgeses” o acesso à cidade deixa de se fazer “apenas pela rodovia de Covas”. Esta proposta contempla um túnel com 700 metros de comprimento mas, para André Coelho Lima, é revolucionária e permite resolver os problemas de trânsito neste acesso da cidade, até porque, a solução passaria a fazer parte da circular da cidade. Para a coligação PSD/CDS não faz sentido que a circular passe pelo nó do Castanheiro, uma vez que, esta é uma zona já congestionada. Para a coligação esta proposta interliga-se com a ligação já prevista da zona sul a nascente a partir da rotunda na Av. D. João IV.

Outra zona de intervenção prevista no projeto é a zona da Cidade Desportiva

O que a coligação propõe é a ligação da Alameda dos Desportos à rotunda do Mouril e dai a Pevidém. Para André Coelho Lima esta é uma forma de criar “uma nova malha urbana”, resolvendo um problema de limitação de crescimento da cidade para esta zona. A intervenção nesta zona da cidade pretende também criar uma ligação da variante de Creixomil ao Multiusos, evitando que quem entra na cidade por esta via tenha que passar pelo hospital para chegar ao Pavilhão Multiusos.

Saída da autoestrada para as Taipas

A intervenção a noroeste implica a criação de “uma avenida urbana”, com uma extensão de quase três quilómetros, com um corredor exclusivo para transportes públicos. André Coelho Lima lembrou que esta zona tem cerca de 30 mil habitantes. Esta proposta integra a “defesa da saída da autoestrada Guimarães Norte” que, para o candidato da coligação é a solução para melhorar o acesso ao Avepark, mas também às zonas industriais de Ponte, Brito e Ronfe. “Esta é a solução e não gastar 18 milhões numa via que liga apenas ao Avepark”, rematou André Coelho Lima.

 

A nordeste a coligação tem prevista a melhoria da via de acesso a São Torcato dotando-a de passeios e ciclovia. As ciclovias são uma constante desta proposta que prevê a sua construção em todos os novos traçados. O candidato da coligação PSD/CDS referiu com alguma ironia que as ciclovias devem ser encaradas como parte de uma solução de mobilidade integrada e não como vias destinadas apenas ao turismo.

Esta proposta teria um custo de 31 milhões, dos quais sete seriam para o túnel na zona de Urgeses

André Coelho Lima compara estes 31 milhões de euros com os 18 milhões orçamentados pela Câmara Municipal de Guimarães apenas para a via de ligação ao Avepark, que considera uma má solução e justifica assim o voto contra quando esta foi a reunião de Câmara.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?