MAIS DE UM MILHAR DE PARTICIPANTES NO PASSEIO DE BICICLETA, DIA 1 DE PORTUGAL

Mais de um milhar de participantes marcou presença no Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.

Com um balanço extremamente positivo, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” mais de um milhar de participantes, número que, segundo a organização,  “superou as melhores expetativas”. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”, promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Liberty Seguros, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como “a primeira tarde portuguesa”.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho desde 2009, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” tem a particularidade de proporcionar momentos de interação e de convivência com figuras públicas e ícones do desporto, para além de possibilitar a participação de toda a família. Ao momento da partida associaram-se Vítor Dias, Diretor da Direção Regional do Norte do IPDJ, Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, assim como os vereadores José Bastos e Torcato Ribeiro, entre outras individualidades.

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento. A 9ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio “Dia 1 de Portugal” percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL – Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), José Mendes (Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada / Bora-hansgrobe), Cândido Barbosa (ex-ciclista, Allan Cocato (ex-voleibolista), Pedro Lopes (Seissa | Ktm-bikeseven | Matias&araújo | Frulact), Filipe Brito (Controlsafe I Aggelos I Famabike), os sócios honorários da ACM José Manuel Freitas, José Luís Galdamez e Francisco Marinho, entre outros, foram algumas das presenças.

Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” registou a presença de participantes oriundos das localidades de Anadia, Aveiro, Barcelos, Braga, Caminha, Celorico de Basto, Esmoriz, Esposende, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Gouveia, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Melgaço, Monção, Mondim de Basto, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Porto, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Santo Tirso, São João da Madeira, Seia, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Vizela.

Em 2018 assinala-se o décimo aniversário de realização ininterrupta do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”.

Fotos: Jorge Almeida

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?