MEMBROS DO PODER LOCAL ENTRE OS MAIS CORRUPTOS

É a perceção dos portugueses, segundo o estudo “People and corruption: Europe and Central Asia”, do Barómetro Global da Corrupção.

.

Mais de um quarto dos eleitores acham que os membros do poder local são corruptos, é um dado do Barómetro Global da Corrupção. Mais corruptos que os membros do poder local, segundo os dados do Barómetro, só os membros do parlamento, membros do governo e executivos de empresas. A perceção de corrupção sobre o primeiro-ministro e o presidente segue de perto os autarcas, com 25 por cento das pessoas a considerarem que estes governantes são corruptos. Para os portugueses uma das áreas mais sujeita à corrupção é o poder local.

Mais de quatro quintos dos portugueses respondem afirmativamente quando lhes perguntam se o Estado sofre pressões indevidas. Um em cada dois portugueses vê a corrupção como principal problema a que os responsáveis políticos devem atender. O medo de represálias é, em 56 por cento dos casos, a principal razão para as pessoas não denunciarem. Outra das razões apontadas para não denunciarem é a noção de que a corrupção se tornou normal e que denunciar não tem consequências. Portugal ocupa o último lugar  na opinião que as pessoas têm sobre os esforços do governo para reduzir a corrupção.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?