MOREIRA DE CÓNEGOS

por PAULO FARIA

Moreira de Cónegos é uma freguesia com uma densidade populacional considerável, embora nos últimos tempos tenha perdido muita população que, entretanto, emigrou para os mais variados Países da UE, fruto da crise mundial que começou em 2008.

Apesar desse constrangimento, a vila tem-se afirmado na zona sul do concelho de Guimarães, reforçando a centralidade que ao longo de muitas décadas foi conseguindo nesta franja do concelho de Guimarães. A sede da Junta de Freguesia e todos os serviços que nela funcionam virados para uma vasta população que ultrapassa as fronteiras da Vila, a EB2,3, o Centro de Saúde, o Eapaço do Cidadão, a Piscina Municipal e o Moreirense, a par de um conjunto de empresas que continuam a laborar e a fixar trabalhadores, contribuiem muito para o reforço da centralidade de Moreira de Cónegos nesta área sul do nosso concelho.

A freguesia de Moreira de Cónegos tem uma actividade associativa intensa, que foi reforçando ao longo das últimas décadas, sendo o Moreirense FC o expoente máximo da vitalidade das nossas instituições. O nome de Moreira de Cónegos hoje é audível e visível na imprensa falada e escrita quase diariamente fruto do facto do Moreirense FC ter a sua equipa sénior de futebol a disputar a 1.ª Liga de Futebol há já alguns anos. No entanto, outras instituições vão fazendo o seu papel na comunidade, algumas levando e honrando o nome desta terra um pouco por todo o país, nomeadamente os Ranchos Folclóricos (o adulto e o infantil), o Centro Cultural e Recreativo, o Grupo Coral de São José a Morávia, o Jornal O Cónego, a Associação Bovina e Agrícola, o Agrupamento de Escuteiros, a FNA, a Associação de Karaté, a Cooperativa Eléctrica, a Banda Filarmónica, as associações de pais das escolas e o Centro Paroquial que oferece respostas sociais várias.

Escusado será dizer que existe um alargado número de desempregados e de famílias que não tiveram a oportunidade que outros tiveram e que por isso necessitam de apoios sociais. Daí a criação, há cerca de 8 anos atrás, de um Gabinete de Apoio Social precisamente para auxiliar as pessoas a aceder aos seus direitos sociais, bem como em dar alguma resposta social. O sucesso deste serviço ultrapassou as fronteiras da freguesia tendo dado lugar ao Projecto Raízes que dele já muito se disse e se escreveu.

Há um outro projecto da freguesia e que ainda está em período de requalificação: O Último Moinho. Um projecto comunitário, no qual se envolveu um alargado número de voluntários e que tem como objectivo salvar aquele que é o último das dezenas de moinhos que laboraram em Moreira de Cónegos. O espaço é amplo, anexado ao Parque de Lazer, reforçando-o e que tem como principal objectivo preservar um conjunto de tradições ligadas ao fabrico da farinha, do pão e do bolo que os nossos avós nos legaram.

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?