NATAÇÃO, UMA HABILIDADE PARA TODA A VIDA!

por Liliana Oliveira

Escola de Natação do Vitória Sport Clube

Vitória Sport Clube aposta num projeto formativo ao nível das modalidades aquáticas com a Escola de Natação do Vitória.

Hoje em dia a Natação é um dos desportos mais praticados em todo o mundo e está presente ao longo da nossa vida. Inicialmente no ventre materno, depois como atividade de recreação, como desporto de alto rendimento nas suas várias modalidades e mais recentemente como meio de prevenção do afogamento. É o primeiro “desporto” a poder ser praticado por crianças uma vez que se inicia a partir dos 4 meses de idade e que trás consigo grandes benefícios a nível do desenvolvimento psicomotor e saúde, não só nas crianças, mas também em adultos até longa idade.

Em setembro de 2013 o Vitória Sport Clube aposta num novo conceito com o objetivo de desenvolver e dar resposta a duas das modalidades amadoras do clube, a Natação Pura e o Pólo Aquático. Desenvolvendo assim um novo projeto, a Escola de Natação do Vitória, com uma nova visão, reconhecendo a natação como uma habilidade para toda a vida e uma nova metodologia, através da aplicação de um programa de prevenção e segurança no meio aquático, Safer in Water® , na fase inicial do ensino da natação e um programa multidisciplinar visando a formação aquática completa da criança ao nível das modalidades competitivas da Federação Portuguesa de Natação (Natação, Polo Aquático e Sincronizada).

A Escola de Natação do Vitória foi-se desenvolvendo ao longo destes 4 anos e atualmente é uma das duas escolas de natação, do distrito de braga, reconhecidas com certificação de qualidade FPNCQ16 (Federação Portuguesa de Natação) no âmbito da liderança/coordenação; planeamento; recursos humanos; recursos materiais, parcerias; processo formativo; resultados (ensino – aprendizagem e clientes). É a primeira e única escola, no país, a adotar um programa de Prevenção e Segurança no Meio Aquático desenvolvido em Portugal pela vimaranense, Liliana Oliveira.

Ao longo destes 4 anos letivos, a ENV afirma-se pela sua qualidade e especialização ao nível da Natação Infantil, investindo em professores especializados nas diferentes etapas de ensino e pela diferenciação ao nível da metodologia aplicada, onde procura ir de encontro às necessidades de cada criança e seu desenvolvimento psicomotor.

A ENV tem ainda muito por desenvolver relativamente aos objetivos traçados, pela direção do clube, a longo prazo, que é dar respostas e preencher os hiatos dos primeiros escalões das secções de Natação e Polo Aquático do Vitória Sport Clube. Contudo, o trabalho tem sido preconizado nesse sentido e começando agora a surgirem os primeiros frutos desse objetivo. As secções de natação e Pólo-aquático começaram no letivo de 2015/2016 a receber os primeiros alunos da escola de natação, alunos que já se integram na modalidade escolhida com aprendizagens ao nível do escalão em que se encontram. Na perspetiva da ENV, esta transição tornar-se-á mais consistente uma vez que os alunos que entraram no inicio deste novo projeto, na natação infantil, já percorreram todas as etapas da metodologia aplicada tornando-se atletas com uma formação multidisciplinar.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?