NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES REGRESSA AO CURTIR CIÊNCIA

Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre robótica aplicada a crianças com autismo, observação de estrelas, atividades científicas para os mais novos, música e encontros com investigadores preenchem o programa desta sexta-feira, no Centro Ciência Viva de Guimarães.

O Centro Ciência Viva de Guimarães volta a ser o palco do programa que assinala, sexta-feira, 29 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre as potencialidades da robótica em atividades com crianças autistas, atividades científicas divertidas para os mais novos, música e encontros com investigadores, são as principais propostas desta noite que visa aproximar o público da ciência.

Situado na antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros, o Curtir Ciência assinala a NEI com um programa diversificado, entre as 17:00 e as 23:30 horas, dirigido a todos os públicos. A participação é livre.

A escolha é diversificada. Pode ir da participação nas várias atividades do “Ciência no Pátio” – entre outras, fazer “Bolhas XXL” – até à participação numa oficina de trabalho sobre Impressão 3D a ter lugar na Sala de Prototipagem Rápida do Curtir Ciência (projeto financiado pela Bosch e UMinho). Pelo meio é ainda possível manter encontro com jovens investigadores que apresentam os seus trabalhos.

Vinícius Silva, investigador da UMinho, vem ao Curtir Ciência (21:00) apresentar o seu trabalho de investigação sobre a aplicação da robótica na relação com crianças que sofrem de perturbações do espectro autista. Mais tarde (22:30) o encontro é com o investigador Pedro Alves que apresenta o projeto “Charcos com Vida”, apostado em sensibilizar para a importância dos habitats presentes nos charcos ou nas pequenas massas de água.

Mas há mais: visitas gratuitas aos principais módulos da Exposição Permanente do Centro Ciência Viva, uma observação astronómica no pátio do Centro assegurada pela ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, momentos musicais e uma sessão de abertura com a presença de representantes da Câmara Municipal de Guimarães e da Universidade do Minho.

O Curtir Ciência associa-se desta forma ao programa da NEI coordenado pela agência Ciência Viva, em parceria com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Universidade de Coimbra. Este ano conta com a parceria do Planetário – Casa da Ciência de Braga.

Todas as atividades são gratuitas. A inscrição pode ser feita através do correio eletrónico reservas@ccvguimaraes.pt ou pelo telefone 253510830.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?