NOTAS SOLTAS

por JOSÉ LUÍS RIBEIRO

Presidente da Associação de Ciclismo do Minho

  • Manuel Abreu (ciclista vimaranense, campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa, 2º e 3º classificado na Volta a Portugal e vencedor do Grande Prémio do Minho) teve no passado sábado, em Gondar, a primeira de duas homenagens que assinalam o 20º aniversário do seu falecimento. No próximo domingo será a vez do 20º BTT C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu.

No regresso do ciclismo de estrada a Gondar, os pelotões de cadetes e de juniores homenagearam da melhor forma Manuel Abreu que, além de grande ciclista, era reconhecido como um homem simples, humilde, honesto e de grande lealdade desportiva. Foi igualmente bom de ver uma nova geração de vimaranenses ligados ao ciclismo e o regresso de outros que já deram muito de si à modalidade: Jorge Oliveira, José Campos, José Luís Galdamez e Manuel Nóbrega, entre outros. Certezas do presente e glórias do passado velocipédico também marcaram presença: o ciclista José Mendes e o ex-ciclista Paulo Barroso.

  • Foi através de Mário Miranda – também presente em Gondar – que Manuel Abreu despontou para o ciclismo. Mário Miranda foi ciclista profissional e treinou equipas da Coelima e Garcia Joalheiro. Membro honorário da Associação de Ciclismo do Minho, é um dos nomes grandes do ciclismo vimaranense que merecerão um justo tributo.
  • O Down Hill (vertente do ciclismo com tradição em Guimarães, tanto ao nível de atletas e equipas como de eventos), apesar de alguma estagnação generalizada, estará perante uma possibilidade de rejuvenescimento no concelho. A parceria entre o BTT Torcatense e a Get Pro Sports, além de permitir que alguns atletas não ficassem órfãos de equipa, começa a apresentar resultados, desejando-se que o projeto se consolide e perdure no tempo.
  • O Parque Desportivo de Souto Santa Maria tem recebido a visita técnica de vários especialistas com vista à criação de um circuito permanente de Cross Country Olímpico. Está em aberto a hipótese de Souto Santa Maria acolher a prova de XCO do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário (2018) e outras competições do Minho, nacionais e internacionais.
  • Dos vários vimaranenses que têm despontado no ciclismo, Pedro Lopes começa a destacar-se. Iniciou-se no BTT Torcatense e, entretanto, sagrou-se Campeão Nacional de BTT – Desporto Escolar, Campeão do Minho e vencedor da Taça de Portugal de ciclismo de Estrada. Participou no Festival Olímpico da Juventude Europeia e este ano, num pelotão nacional de juniores bastante competitivo, tem estado ao melhor nível. Nos próximo dias, o jovem de Mesão Frio poderá ver o seu esforço, dedicação e garra reconhecidos com uma chamada à Seleção Nacional.
  • Está próxima a 9ª edição do “Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”. No dia 24 de junho, na “festa do ciclismo de lazer” em que pode participar toda a família, pretende-se incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128). Inscrições (gratuitas) em breve em www.acm.pt.
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?