NOVA VMER CHEGA A GUIMARÃES EM NOVEMBRO

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinou os contratos para a aquisição de 22 VMER – Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, destinadas a 21 instituições do Serviço Nacional de Saúde, entre as quais o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.
A cerimónia realizou-se nas instalações da SPMS, EPE, em Lisboa. Na sua intervenção, Adalberto Campos Fernandes considerou o momento relevante, já que demonstra a cultura de partilha entre as entidades do SNS, com destaque para o trabalho desenvolvido pela SPMS, EPE, o que tem permitido ganhos em saúde e reconhecimento ao nível da União Europeia.
Segundo Delfim Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, esta nova viatura será entregue nos últimos dias de novembro e vem substituir a atual que “tem 10 anos e 500 mil quilómetros”. Trata-se de um investimento de cerca de 50 mil euros, fruto de um esforço tripartido entre o Hospital, o Ministério da Saúde e o INEM. Ainda segundo Delfim Rodrigues, “esta é uma viatura mais rápida e que vem munida de equipamento de ponta”. O presidente do conselho de administração do Hospital de Guimarães refere que a importância desta viaturas “não é o simples socorro, trata-se de atuar na janela temporal estreita em que se pode melhorar o prognóstico da vitima quando chega à urgência”.
A aquisição de novas VMER pretende imprimir maior dinamismo, flexibilidade e eficiência ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e dispondo de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?