O CAMINHO PARA A RIQUEZA COMEÇA COM 5 HÁBITOS

por Manuela Sofia Ferreira

Economista 

Todas as pessoas que obtém rendimentos podem ser ricas. Esta é uma verdade absoluta. O dinheiro é uma ferramenta comum a todas as pessoas, é real e não imaginário. Então porque é que alcançar a riqueza é só para alguns? Riqueza é o resultado de escolhas que fazemos ao longo da vida. Por isso é tão importante ter conhecimento, ter educação financeira, para se libertar de alguns conceitos e comportamentos que o impedem de fazer boas escolhas.

Pessoas com rendimento mínimo podem construir um bom património, se assim o escolherem. Aliás, sabia que cerca de 80% das pessoas mais ricas do mundo NÃO nasceram em berço de ouro? Caso real e fenómeno mundial é o exemplo do Cristiano Ronaldo. Origens humildes, mas que um dia escolheu ser o melhor e colhe hoje o resultado dessa escolha. Mas como é que se escolhe ser rico? Quando adota uma postura, quando abraça uma série de condutas que lhe vou dizer agora.  Acredite que há mesmo uma linha muito fina que separa as pessoas ricas, das pessoas pobres, e tudo acontece na nossa mente. Hoje vou começar por lhe ensinar cinco hábitos, para refletir, para incorporar na sua vida.

O primeiro hábito para aceder ao mundo da riqueza e prosperidade é guardar dinheiro. Ter dinheiro para construir uma carteira de segurança e poder usufruir dos lucros dos bons investimentos. Guardar dinheiro deve ser a primeira lição que devemos passar aos nossos filhos. Comece já a guardar dinheiro, quer ganhe 300€ ou 5000€. Recomendo o mínimo de 10% do valor do seu ordenado, todos os meses e invista.

O segundo hábito consiste em eliminar o consumo excessivo. Estou a falar das compras que faz quando se sente mal, uma espécie de recompensa disfarçada pelo impulso do consumo emocional. Ou da quantidade exagerada de alimentos que compra por medo de um dia faltar, ou das roupas caríssimas que compra para manter o status social. Não sou contra o consumo mas sou contra o consumo emocional. Com efeito, este consumo centra-se na aquisição de bens não necessários, mas antes desejados pela recompensa emocional que advém da posse dos mesmos para a pessoa.  No fundo, estamos a utilizar recursos que temos e a afectá-los na compra de bens cuja necessidade não é real, antes emocional.

O terceiro hábito é investir em nós próprios, investir na nossa educação na área em que atuamos. Ao investir no conhecimento está a ficar perito em algo, e quanto maior for o seu conhecimento, quanto mais especializado for, maior é o seu valor de mercado, mais dinheiro ganha. Faça cursos, leia livros, assista palestras, hoje em dia existem muitos materiais gratuitos que podem estar ao alcance de todos, basta aceder.

O quarto hábito é investir em educação financeira! Como podem fazer bons investimentos, como podem gerir uma empresa, um orçamento familiar se NÃO SABEM LIDAR com dinheiro? Como disse anteriormente, o dinheiro é apenas uma ferramenta como uma faca. Quando bem utilizada é extraordinária mas se for mal usada prejudica gravemente a vida de uma família. Crie o hábito de ler sobre o assunto. Conversem com pessoas que sabem do assunto, que são especializadas, são imparciais e transmitem o ensinamento sem o induzir a consumir determinado produto. Cultive o hábito de falar de dinheiro em casa de forma tranquila, se tiver crianças lembre-se que elas absorvem todo o seu comportamento. A educação começa em casa, eduque o seu filho a ser saudável financeiramente.

Por último, o quinto hábito é investir em produtos que lhe tragam rendimento. Investir em casa própria NÂO é um bom investimento numa fase inicial de vida, pois ela não lhe acrescenta dinheiro ao fim do mês. Está a direcionar mal o seu dinheiro, a não usufruir de forma equilibrada dos seus recursos. Mas investir numa aplicação que lhe renda bons juros é uma boa opção, por exemplo. Ou investir em negócios, empresas que lhe paguem participações poderá ser um boa opção. Como pode ter medo de perder dinheiro numa aplicação financeira e não tem medo da desvalorização do seu dinheiro quando compra um carro!

Comece hoje a dar o primeiro passo para a sua libertação financeira. Enquanto receber rendimento terá sempre a possibilidade de fazer boas escolhas. Escolha com sabedoria!

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?