O “TRATADO DE ZAMORA” SERÁ O TEMA DA PRÓXIMA FEIRA AFONSINA

A próxima edição da Feira Afonsina vai realizar-se sob o tema «O Tratado de Zamora». O tema da próxima Feira Afonsina, que se realizará entre 21 e 24 de junho, será o “Tratado de Zamora”.

 

A Feira Afonsina retratará um período de apaziguamento entre D. Afonso Henriques e o Imperador Afonso VII, Rei de Leão e seu primo. “Representa, também, um ponto de viragem no modo como D. Afonso Henriques passa a figurar entre os seus pares: doravante usará o título de Rei, atribuído pelo Rei de Leão através do tratado que resultou do encontro, em Zamora, nos dias 3 e 4 de outubro de 1143. Associada a esta alteração está a configuração de um novo estatuto do território. Contando com a mediação do Cardeal Guido de Vico, legado do Papa, D. Afonso Henriques aceita o seu novo Estado. Porém, uma das condições era a de continuar a prestar vassalagem a seu primo. Não sendo esta imposição do seu agrado, o Rei Português apressa-se a enfeudar o novo Reino à Santa Sé”. A proposta de alteração às normas de participação foi aprovada na última reunião de Câmara, na quinta-feira, dia 13.

As alterações contemplam a fixação de novos horários de abertura e encerramento, a actualização dos valores de participação de mercadores privados e associações na área de artesanato da Praça de S. Tiago e do Largo da Oliveira, bem como, a necessidade de fixar e delimitar de forma mais clara os locais de instalação de mercadores e produtores alimentares.

No primeiro dia – 21 de junho – a Feira estará aberta das 18h00 à 01h00. Nos dias 22 e 23 de junho, o horário será das 11h00 à 01h00. No último dia (24 de junho), o horário de funcionamento será das 11h00 às 22h00.

Os espaços disponíveis são concessionados a diferentes entidades que promovam a venda e/ou demonstração de produtos enquadrados na época medieval identificada, estendendo-se por diversas artérias da cidade: Rua Conde D. Henrique, Colina Sagrada, Largo Martins Sarmento, Rua Serpa Pinto, Rua Santa Maria, Rua das Trinas, Largo dos Laranjais, Travessa D. Aninhas, Rua Valdonas, Largo Dr. João Mota Prego, Rua João Lopes Faria, Rua Nun’Alvares; Largo Cónego José Maria Gomes, Rua Gravador Molarinho, Largo da Oliveira, Praça de Santiago, Rua Alfredo Guimarães, Largo da Misericórdia, Largo João Franco, Largo Condessa do Juncal, Rua Egas Moniz, Rua Dr. Mota Prego, Rua Dr. Avelino Germano, Rua da Rainha D. Maria II, Largo de Donães, Rua de Donães e Rua João de Melo.

As candidaturas devem ser instruídas com os seguintes documentos, cujo preenchimento e entrega constitui formalidade obrigatória para o candidato: Ficha de inscrição; Memória descritiva; Declaração de compromisso e no caso das Associações inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) apresentar o documento comprovativo de inscrição no RNAJ.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?