O VALOR DA MEMÓRIA VIVA DOS IDOSOS

por JOSE LEITE FERREIRA LOPES

Técnico Oficial de Contas

Penso que a maioria de nós está de acordo sobre a importância que tem na sociedade de hoje a presença e acção dos nossos idosos. Em primeiro lugar, constatamos que em Portugal já há 2,022 milhões de pessoas com mais de 65 anos, ou seja, 19,1% de toda a população. Mas para melhor compreender esta realidade, precisamos de os dividir em três grandes grupos:” jovens/ idosos”  (65/69 anos); “médios/ idosos” (70/74); “idosos/idosos” (+75 anos). E assim verificamos logo que temos  mais de 1 milhão dessas pessoas nos jovens e médios idosos, a desempenhar diariamente importantíssimas  tarefas  de apoio à família (filhos/netos), indo busca-los à escola e levando-os a outras actividades, fazendo refeições para todos, etc, etc. Mas mais importante ainda é a sua disponibilidade para conversar com os jovens, transmitindo-lhes os seus saberes, as suas memórias e as suas histórias de vida,que eles muito apreciam. Esta é uma fase de grande riqueza para toda a família, que nem sempre é devidamente valorizada. O problema começa a surgir quando falta a saúde ou se atinge o 3º. Grupo (+75 anos), e onde temos em Portugal o outro  milhão de pessoas!

De acordo com os Censos de 2011 do INE, Guimarães tem 21.147 pessoas com mais de 65 anos, mas a viver sozinhas ou simplesmente acompanhadas  de outra pessoa da mesma idade (normalmente cônjuge) já são 2.995. E é aqui  que começam as preocupações mais sérias. Vale a pena reter que só nas freguesias do centro da cidade e nas freguesia que estão imediatamente à sua volta (Azurém, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio e Urgeses) o número de pessoas com mais de 65 anos já são 7.140 e a viver sós são 1.135 pessoas!

Estima-se que Guimarães tenha já mais de 10.000 idosos com mais de 75 anos, e portanto a começar a precisar de mais apoio e a atenção da família, da comunidade em geral e dos próprios poderes públicos. É chegada a hora de os recompensarmos de toda uma vida de trabalho e de dedicação. Eles não precisam de favores. Precisam de ser ressarcidos!

É por isso de saudar a REDE SOCIAL que a Camara Municipal de Guimarães já criou há vários anos, envolvendo todas as Instituições Sociais existentes no concelho, e que tem vindo a ter um forte crescimento nos últimos anos. Merece destaque o programa GUIMARÃES 65+, que tem como suporte os serviços sociais da Camara, (mais conhecida por DAS) dezenas de IPSS do concelho e 41 GESTORAS SOCIAIS que realizam permanentemente um acompanhamento no seu domicílio de 1.300 idosos que vivem sozinhos ou acompanhados de uma pessoa sensivelmente da mesma idade, sinalizando os seus problemas, as suas carências e necessidades, iniciando-se assim um processo de apoio pelos próprios serviços sociais. Isto, para além de um apoio estruturado conseguido com a distribuição de um telemóvel pelas pessoas mais sozinhas ou isoladas, que pode ser accionado a qualquer hora do dia ou da noite, para familiares, vizinhos ou amigos que o próprio idoso tiver escolhido.

Guimarães é felizmente rica em Instituições que têm como objectivo servir as pessoas idosas, e por isso registamos que há 17 Instituições que têm LAR DE IDOSOS, 28 Instituições que desenvolvem APOIO DOMICILIÁRIO e 21 Instituições com CENTROS DE DIA, totalizando um número de respostas sociais que servem cerca de 2.000 pessoas. Significa isto que temos múltiplas respostas sociais, mas não temos dúvidas de que precisamos claramente de as melhorar e fazer crescer em número, tal a densidade dos problemas que estamos a enfrentar.

É também nesse sentido que a Camara Municipal decidiu, por unanimidade, promover a criação do PROVEDOR DO IDOSO, funções  que eu aceitei desempenhar. Vou fazê-lo em regime de absoluto voluntariado, ou seja, sem nenhum tipo de remuneração, mas profundamente motivado para ajudar a melhorar o quadro geral da vida de todas essas pessoas.

Estarei todas as manhãs de Sextas-feiras, num gabinete no edifício da Camara Municipal, disponível para receber todos os idosos que precisem de apoio, ou qualquer outra pessoa para tratar de problemas relacionados com idosos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?