PARTIDA DOS ENFERMEIROS PARA A MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM LISBOA

Do Hospital de Guimarães partiram às 08h30 para Lisboa, 55 enfermeiros, para participar na manifestação nacional. Os enfermeiros cumprem hoje o último de cinco dias de greve nacional e juntam aos vários protestos que têm realizado pelo país uma marcha desde Belém até junto da Assembleia da República. No total prevê-se que se concentrarão em Lisboa cerca de cinco mil enfermeiros de todo o país.

No dia em que o SNS faz 38 anos, os enfermeiros vão-se manifestar em frente ao parlamento. Durante os quatro primeiros dias de greve a adesão dos enfermeiros no Hospital de Guimarães tem rondado os 80%, segundo enfermeiro Américo Lopes.

Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.

A Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei. Esta irregularidade da marcação determinada pelo Governo pode levar à marcação de faltas injustificadas aos enfermeiros que aderiram ao protesto. O Hospital da Senhora da Oliveira não questionado sobre se estão a ser marcadas faltas aos grevistas não faz comentários, porém, uma das enfermeiras em protesto pediu o seu registo de faltas aos recursos humanos do hospital e no mesmo não constavam faltas. Deduz-se que não estarão a ser marcadas faltas.

De Braga, bem como de outros pontos do país partiram mais autocarros. Os enfermeiros de cuidados de saúde primários de Guimarães viajaram no autocarro de Braga. Segundo Américo Lopes de Guimarães viajarão hoje para a manifestação mais de 100 enfermeiros, entre os que vão em grupo e os que viajam em carro próprio.

1 Comentário
  1. jocapoga 1 semana atrás

    qualquer funcionário publico tem 5 dias úteis para entregar a justificação da falta, p.ex atestado médico. Se a greve começou na 2ª feira, tem até 2ª feira próxima para entregar tal documento e só a partir daí é que serão ou não consideradas injustificadas.

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?