PEREGRINAÇÃO À PENHA ASSINALA 70 ANOS DE INAUGURAÇÃO DO SANTUÁRIO

A imagem de Nossa Senhora da Penha volta, no próximo domingo, dia 10, a ser levada em ombros desde a cidade de Guimarães até ao Santuário da Penha, na Grande Peregrinação anual.

A 124.ª Grande Peregrinação à Penha assinala, domingo, os 70 anos de inauguração do Santuário da Penha. Idealizado em 1930, o Santuário da Penha ficou construído 17 anos depois e é hoje uma obra emblemática de Guimarães. O monumento, visível de praticamente todos os pontos do concelho, foi inaugurado em 1947, sendo uma obra de referência da autoria do arquiteto Marques da Silva.

A Igreja sofreu um incêndio em 13 de Fevereiro de 1939 onde foram destruídas a imagem da Senhora da Conceição e a talha que formava e guarnecia o Altar-Mor, atrasando desta forma a sua construção. A inauguração foi em 14 de Setembro de 1947, sem a presença do arquiteto Marques da Silva falecido 3 meses antes.

Recorde-se também que o Papa Francisco concedeu, em 2014, a indulgência plenária perpétua ao Santuário da Penha.

D. Jorge Ortiga preside à peregrinação

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, preside, no próximo domingo, à peregrinação anual à Montanha da Penha.

As cerimónias religiosas terão início, pelas 08h00, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direção ao templo dos Santos Passos, onde terá lugar a tradicional concentração de fiéis e a bênção dos peregrinos. Logo depois, inicia-se a caminhada em direção à Rua Dr. José Sampaio, seguindo pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada está prevista para as 11h00, seguida da celebração eucarística, durante a qual se procederá à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.

Como habitualmente, os responsáveis da Irmandade da Penha pedem aos visitantes e peregrinos o melhor civismo, o cumprimento das normas de trânsito indicadas, a ocupação dos parques e locais assinalados para o estacionamento e, desejavelmente, o uso do teleférico para as suas deslocações, que no domingo terá horários especiais e permanentes.

Concerto com padre Sandro e muita animação

A Irmandade da Penha oferece também à população vimaranense um concerto com “Padre Sandro”, sexta-feira, dia 8 de setembro, pelas 21h30, na Igreja da Oliveira.

Um espetáculo festivo, com entrada grátis e aberto a toda a população vimaranense, que assinala o fim da jornada da peregrinação da belíssima imagem da Senhora da Penha pelo concelho e antecede a 124ª Grande Peregrinação Arciprestal anual ao Santuário da Penha. Recorde-se que ao longo deste Ano Mariano, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha visitou as zonas pastorais do Arciprestado de Guimarães e Vizela, numa jornada de emoção que culminará, no dia 10 de setembro, na Grande Peregrinação à Penha.

No domingo, a partir das 15h00, no palco do Largo da Comissão, no alto da montanha, a Irmandade oferece também aos peregrinos e população, um grande espetáculo musical, com as atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões e do Conjunto de Música Tradicional Portuguesa dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?