PORTUGAL À MESA

Com Mário Moreira

Na sua 110.ª edição, o Jornal Mais Guimarães concebe a rubrica “Portugal à Mesa”. O protagonista é Mário Moreira e o guião é a gastronomia. Poderíamos chamar-lhe 11.ª ou 8.ª arte, mas a posição não é o mais relevante. Interessa, isso sim, educar o “bico”. Para isso, contamos, a partir da próxima edição, com a ajuda do Chefe Mário Moreira.

Desabrocha assim, uma rubrica que deseja ser “viva e dinâmica”, com canal aberto para os leitores, que poderão participar nas críticas e nas sugestões, para que sintam que não é meramente uma rubrica para encher espaço, mas sim um trabalho de pedagogia e história.

O ator principal tem todas patentes para ser chamado ao serviço. Formado em Cozinha, Mesa e Direção Técnica de Restauração pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, distinguido pelo Guia da Michelin – 2004, com o prémio “2 Talhares”, premiado com diversos galardões onde comida é mesmo o prato principal, membro de várias confrarias, Mário Moreira é ainda um formador sempre que é invocado.

Percursor da Escola de Hotelaria que vai abrir em breve na cidade-berço, o Chefe promete uma riqueza e diversidade de conteúdos de deixar água na boca. Desde de roteiros, passando por técnicas de confeção ou cozinhas internacionais, Mário Moreira vai escrutinar toda a formação alimentar intrínseca à comida. Não fosse ele sublinhar que “de pequenino é que se torce o pepino”. Membro da Direção do Sindicato de Hotelaria do Norte, Mário Moreira vai “inspecionar” o processo da alimentação em cantinas, sejam elas nas escolas, nas prisões ou nos hospitais.

Natural de Santa Maria da Feira, Mário Moreira admite que vive “intensamente” a cidade de Guimarães como se tivesse nascido e vivesse há muitos anos na cidade-berço. O Chefe não se vai sentir pressionado com os holofotes da comunicação social depois ser interveniente em diversos órgãos de comunicação social, local e nacional, com é exemplo a entrevista num Programa sobre Turismo, levado a cabo pela RTP, ou a participação na televisão brasileira e luxemburguesa.

Foi ainda destaque do mês na Revista Delta Magazine, com entrevista e três receitas subordinadas ao café, Hotel GuestGarden, foi destaque no Livro, do XVI Congresso de Gastronomia do Minho-IV Congresso Luso-Galaico, realizado em Guimarães, entronizado como Membro Confrade, pela Confraria da Carne Barrosã, a par do Bispo Resignatário de Dili, D. Ximenes Belo. Boticas, bem como fundador e, presidente eleito da Associação de Cozinheiros de Guimarães.

Por último, podemos salientar o facto de ter sido selecionado para integrar a Carta Gastronómica de Guimarães, constituída por 18 restaurantes num universo de mais de 250 restaurantes, organizada pela Confraria dos Gastrónomos do Minho e da Região de Turismo do Alto Minho e Câmara Municipal de Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?