RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA COMEMORADA COM DESFILE PELAS RUAS

Grupo Recreativo “Os 20 Arautos” assinala efeméride. Bandeiras são hasteadas às 22h30 do dia 30 de novembro. Hino da restauração é cantado durante o desfile, que percorre ruas da cidade.

O Dia da Restauração da Independência comemora-se em Guimarães com um desfile pelas ruas da cidade, assinalando o dia 01 de dezembro de 1640, que ficou marcado pela ação do movimento que restitui a Portugal a plena autonomia, usurpada anos antes pela Espanha de Felipe II.

O programa contempla a receção aos grupos participantes, às 22h00, na sede do Grupo Recreativo “Os 20 Arautos”. Meia hora depois, tem lugar o hastear das bandeiras, seguido do qual, às 22h45, tem início o desfile pelas principais ruas da cidade. O percurso tem início na rua Gravador Molarinho, passando em seguida pela rua Rainha D. Maria II, rua Alfredo Guimarães, rua Egas Moniz, largo Condessa do Juncal, viela da Arrochela, largo João Franco, rua Vale de Donas, largo dos Laranjais, rua das Trinas, largo do Carmo e rua Conde D. Henrique.

Junto à estátua de D. Afonso Henriques será colocada uma coroa de flores, enquanto o Hino de Guimarães e o Hino da Restauração serão interpretados pelo Orfeão do CCD da Coelima. De seguida, tem lugar o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, ao qual se segue o Hino de Portugal. O desfile continuará pelo largo do Carmo, rua de Santa Maria, praça de S. Tiago, terminando na rua Gravador Molarinho, na sede de “Os 20 Arautos”, onde será servida uma ceia para todos os grupos participantes.

Este ano participam no desfile a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o Corpo Nacional de Escutas, o Grupo Cultural e Recreativo “Os Trovadores do Cano”, a Sociedade Musical de Guimarães e o Orfeão do CCD da Coelima.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?