ROBOPARTY JUNTA CERCA DE 500 JOVENS

A Universidade do Minho e a spin-off SAR – Soluções de Automação e Robótica promovem de quinta-feira a sábado, dias 2 a 4 de março, a 11.ª edição da RoboParty, com mais de 500 participantes vindos de todo o país e inclusivamente do Brasil. O evento pedagógico ensina a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta iniciativa tem lugar no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão de abertura é esta quinta-feira, às 10h00, com a presença do reitor António M. Cunha, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, João Carlos Sousa, do presidente da Escola de Engenharia (EEUM), João Monteiro, da presidente do conselho pedagógico desta Escola, Rosa Vasconcelos, entre outros.
A maioria dos participantes é da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem 8 e o menos novo tem 61 anos. No início do evento, as 120 equipas recebem um kit em peças do novo robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com o apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final, pode levar-se o robô para casa e, melhor ainda, testá-lo em diversas provas sem intervenção humana, como as de obstáculos, perseguição e, sobretudo, as de dança no sábado às 14h00.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, programação de robôs em ambiente gráfico, atuações de DJ e da Tuna Feminina de Engenharia da UMinho, “jogos sem fronteiras” com polo aquático, trampolins, torneios de ténis de mesa, badminton e xadrez, demonstrações de drones e de patinagem artística e “internet wireless”. “As últimas dez edições contaram com mais de 5000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica”, afirma Fernando Ribeiro, professor da EEUM, que coordenada esta iniciativa.
Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?