ROMARIA GRANDE DE S. TORCATO INICIA AMANHÃ

Uma das mais concorridas romarias do Minho realiza-se este fim de semana de 30 de junho a 02 de julho.

A histórica Romaria Grande de São Torcato, realizada em homenagem ao milagroso santo que dá nome à vila e considerada uma das maiores e mais concorridas romarias do Minho, realiza-se este fim de semana de 30 de junho a 02 de julho. Crentes acorrem à Fonte do Santo conhecida por ter poderes milagrosos ou medicinais. Nesta Romaria comemora-se a solene trasladação do corpo de São Torcato da Igreja Paroquial para o seu Santuário.

Desde 1852, que, no primeiro domingo de julho de cada ano, se realiza a Romaria Grande de São Torcato, depois de ter sido fundada em 1693, na altura com a designação de “Confraria do Azeite”. Organizada pela Irmandade de São Torcato, a Romaria inclui no programa variadas atividades e diversões, nomeadamente arraias, concertos de música e fogo-de-artifício.

O destaque vai para a procissão, na qual incorpora o desfile de carros alegóricos alusivos à Vida do Santo, bem como andores e figurantes, fazendo-se representar as Instituições torcatenses, e as paróquias vizinhas através dos estandartes das confrarias e das instituições. A origem da procissão remonta aos séculos VIII e IX e tem mantido, ao logo dos tempos, a sua singularidade.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?